sexta-feira, 4 de julho de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 4 Exortação paternal

"[...] Retenha o teu coração as minhas palavras; [...] Retém a instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida." (Pv 4;4/ 4;13)
Não sei como conseguimos viver sem conhecer a sabedoria rs'. Nesses últimos dias tenho aprendido tanto que quero falar pra todo mundo que vejo sobre a sabedoria. Colocamos tanta força pra conseguirmos as coisas nessa vida que acabamos não ligando para o que é mais importante, a sabedoria.
A todo instante vemos a insistência de Salomão ao pedir que não deixemos e nem venhamos esquecer da sabedoria. Isso acontece quando sabemos o valor que determinada coisa tem.

Quando ela é muito valiosa não abrimos mão, não esquecemos e não deixamos de lado, mas cuidamos justamente por ser algo valioso.
Nos versículos acima vemos que ele nos diz para reter. Reter quer dizer: segurar, ter firme, não deixar escapar, guardar na memória, ter de cor, conservar. E só quem busca a sabedoria e descobre a sua preciosidade é quem a retém!

"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. O caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem eles em que tropeçam." (Pv 4;18-19)
Vereda e caminho no dicionário são sinônimos mas com definições que as diferenciam. Vereda é caminho estreito. Caminho é destino. Os justos mesmo andando por um caminho mais estreito tem direção. São pessoas que andam reto com Deus e não se desviam para o mal, por isso Deus anda com eles e eles andam com Deus. Já não podemos falar o mesmo dos perverso. Se ao falar em perverso vem a sua mente aquela imagem de pessoa ruim, que mata, que ganha o famoso título "da pá virada" rs', esqueça isso pois não tem nada haver. Perverso é aquela pessoa que não tem caráter, que não se preocupa com ninguém, só pensa em si e por isso o mundo tem que girar em torno dela. Não aceita repreensão e se acha justo aos próprios olhos. Esses são os perversos que Deus abomina! E mesmo estando em um caminho mais largo não tem direção. Deus não anda com eles e tropeçam sem saber no que estão tropeçando. As vezes vemos pessoas que conhecem a Deus mas parece que suas vidas não saem do lugar, quando dão um passo voltam pro mesmo lugar e culpam a Deus por isso. Já sabem onde está o erro née meninas!

"Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do seu coração. Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Pv 4; 20-23)
Se devemos guardar a sabedoria e o ensino em nosso coração, manter diante dos nossos olhos para não esquecermos, muito mais ainda devemos guardar o nosso coração. A pessoa que guarda o seu coração se guarda de sentimentos ruins da vida. Ela vai mais longe porque não deixa que coisinhas entrem e tomem conta do seu coração. Você sabia que o que está guardado em seu coração é exatamente o que ganhará a sua vida? Se você guarda mágoa de alguém não conseguirá ter paz enquanto não ver aquela pessoa na pior. Se você deixa entrar no seu coração toda espécie de sentimento, então sua vida será movida pelos seus sentimentos. Se você põe o coração numa pessoa, no namorado, noivo, marido, amiga ou seja lá quem for, toda sua vida será baseada nessa pessoa.Por isso a única coisa que deve estar no seu coração é a sabedoria!
Quando você coloca alguém ou algo em seu coração você está dando a força da sua vida a esse alguém ou algo. A força da sua vida está entregue e qualquer coisa que vier acontecer sua vida desmonta, perde o sentido. Quem é sábia guarda em seu coração somente Deus e a sabedoria, assim como a Mulher V, e por isso vai longe e se mantém firme.

"Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios. Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos. Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal." (Pv 4; 25-27)
Aqui vemos dois segredos para jamais desanimar na fé. O primeiro é guardar o coração e o segundo é olhar somente pra frente. Muitos caem por não preservarem essas duas coisas! Quando olhamos pra frente não nos distraímos com o que vemos ao lado e vamos bem mais longe.
Medite nessas coisas e veja o que Deus tem a lhe dizer, até amanhã ( e não vejo a hora rs')
Na fé!

5 comentários:

  1. Palavra maravilhosa que o senhor continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  2. Linda mensagem ,que Deus continue falando em nossos corações.

    ResponderExcluir
  3. Eu estou amado,
    Por favor me manda todos os estudos de provérbios.
    Pois que platica.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia por favor me manda todos os estudos de provérbios,

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...