sexta-feira, 11 de julho de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 5 Advertência contra a lascívia


"Filho meu, atende a minha sabedoria; à minha inteligência inclina os ouvidos para que conserves a discrição, e os teus lábios guardem o conhecimento; porque os lábios da mulher adúltera destilam favos de mel, e as suas palavras são mais suaves do que o azeite; mas o fim dela é amargoso como o absinto, agudo, como a espada de dois gumes. Os seus pés descem à morte; os seus passos conduzem-na ao inferno. Ela não pondera a vereda da vida; anda errante nos seus caminhos e não o sabe." (Pv. 5; 2-6)
Já repararam que todas as vezes que lemos Provérbios os versículos iniciam com pedidos para guardarmos a sabedoria? Será que não bastava somente o que foi escrito no primeiro capítulo? Com certeza não!
Somos facilmente atraídos a nos desviar do foco que temos, seja lá por qual for o motivo. Muitos não alcançam seus objetivos por isso, porque começam a todo vapor e com o passar do tempo vão se esfriando e retrocedem cada vez mais ao ponto de partida. Não seria isso o que acontece também com muitas mulheres que desejam mudar e se tornarem uma Mulher V? Sim, é exatamente isso. Começam esperando a mudança imediata e quando não veem os resultados logo no início já desistem e se dão por frustradas. Creio que não é a toa que encontremos várias vezes escrito no livro de Provérbios para não abandonarmos a sabedoria e atentar para o ensino, pois, só assim a alcançaremos. Sabemos da influência que toda mulher tem e que tanto pode levantar uma pessoa como também pode derrubá-la ao chão. Essa mulher adúltera é a que sempre tenta nos impedir de alcançar a sabedoria e irei compará-la ao pecado. Nossa natureza humana sempre penderá para o lado do pecado exceto quando o nosso espírito estiver mais forte que a nossa própria carne. Como a mulher adúltera assim é o pecado, o diabo nunca nos mostrará o lado amargo do pecado, mas sempre irá mostrar como algo prazeroso, doce e bom. É exatamente isso que acontece quando um homem casado se ilude com uma outra mulher, ele ficará tão cego diante daquela situação que não pensará no fim amargoso que enfrentará depois. E tudo por que? Não deu ouvidos a sabedoria. Quando estamos diante do pecado ouvimos duas vozes: a voz de Deus (sabedoria) e a voz do diabo (pecado) cabe então a nós decidirmos qual voz dar ouvidos. Claro que quem não tem temor a Deus, quem não guarda a sabedoria e quem não se desvia do mal cairá na ilusão de doce voz do pecado; e como diz no versículo acima os seus passos conduzem-na ao inferno.

"Agora, pois, filho, dá-me ouvidos e não te desvies das palavras da minha boca. Afasta o teu caminho da mulher adúltera e não te aproximes da porta da sua casa; para que não dês a outrem a tua honra, nem os teus anos, a cruéis; para que dos teus bens não se fartem os estranhos, e o fruto do seu trabalho não entre em casa alheia; e gemas no fim da tua vida, quando se consumirem a tua carne e o teu corpo, e digas: Como aborreci o ensino! E desprezou o meu coração a disciplina! E não escutei a voz dos que me ensinavam, nem a meus mestres inclinei os ouvidos!" (Pv 5; 7-13)
Sempre somos alertados de tudo que pode por em risco a nossa vida inclusive a nossa vida espiritual. Volta e meia ouvimos ou lemos coisas para que nos desviemos do pecado e mesmo assim muitas pessoas caem, se iludem e entram no caminho do pecado. Depois se arrependem, pois, viram o final amargoso que tiveram. Assim também é com quem não dá ouvidos a sabedoria. Se enganam no seu próprio entendimento e seguem pelo caminho dos néscios. O caminho é mais fácil, mais deleitoso e se consideram sábios por acreditarem estar num caminho melhor do que aqueles que vão pelo caminho da sabedoria e lutam para se manterem atentos a cada conselho e instrução. Os que seguem no caminho dos néscios mal sabem que essa sensação de bem estar estão levando-os à perdição e quando percebem isso começam a dizer: Como aborreci o ensino! Por isso vemos tantas pessoas néscias por aí, mesmo a sabedoria gritando por atenção. O caminho da sabedoria é difícil. Para não falar que ninguém gosta e generalizar o assunto irei dizer que poucos, poucos gostam de desagradar seus desejos para dar ouvidos a razão. São pessoas que vivem de acordo com o que sentem, são movidas pelo sentimento e não percebem o quão néscias estão sendo.

"Porque os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e ele considera todas as suas veredas. Quanto ao perverso, as suas iniquidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido. Ele morrerá pela falta de disciplina, e, pela sua muita loucura, perdido, cambaleia." (Pv 5; 21-23)
O perverso jamais seguirá pelo caminho da sabedoria, pois sempre se achará justo ao seus próprios olhos e será também por isso que perecerá. Não aceita disciplina e viverá perdido. Por não ouvir a voz de Deus e atentar para a voz do pecado é que ficará preso nas iniquidades. Quando uma pessoa vive na prática do pecado é bem difícil ela conseguir se livrar, pois, a sua carne estará mais forte que o seu espírito. Ela pode não querer mais aquela vida e desejar uma mudança, mas enquanto fortalecer sua carne mais vulnerável ao pecado estará. Somente quando ela se arrepender e de uma vez por todas abandonar o pecado, ignorando seus desejos e a voz do diabo, se entregar a Deus e atentar para a sabedoria é que então passará a colher os frutos bons e receber de Deus tudo o que Ele tem preparado para lhe dar.
Não se iluda com a doce voz do pecado, quando se sentir tentada a ouvir sua voz lembre-se do quão amargoso é o seu final. Se desvie do caminho fácil e nunca abandone a sabedoria, pois, ela é a direção certa que nos direciona ao caminho da vida.
Na fé.

Um comentário:

  1. Estou amado estudar provérbios com você.
    Que todos os estudos de provérbios.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...