quarta-feira, 23 de julho de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 20 Dois pesos e duas medidas


"Quem pode dizer: purifiquei o meu coração, limpo estou do meu pecado? Dois pesos e duas medidas, uns e outras são abomináveis ao Senhor. Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações, se o que faz é puro e reto." (Pv 20;9-11)
Já havia feito um post falando a respeito desse versículo que considero ser muito forte. E aqui novamente venho meditar nele. Dois pesos e duas medidas! O que se entende por isso? Entende-se por dois casos idênticos com critérios diferentes, ou seja, com pensamentos diferentes.

É muito comum ver pessoas tendo "dois pesos e duas medidas" para situações semelhantes, principalmente se as situações forem idênticas entre elas e outras pessoas. É como se quando ela faz está certo, mas quando outra pessoa faz está errado. Tudo que ela faz tem uma justificativa, mas não aceita justificativas de outras pessoas. Como pode uma pessoa assim ser limpa? A verdade é que aqui mais uma vez vemos que, a sensação de bem estar tem levado muitos a perdição. A pessoa julga o que a outra faz sem ao menos se dar conta que também está fazendo o que tem julgado. É o mesmo que ter pesos iguais numa balança, mas a pessoa enxerga que o lado da outra pessoa está mais pesado que o dela.
Se uma criança que é pura, que ainda não possui o conhecimento de uma adulto sabe quando está fazendo o que é certo e o que é errado, será que essa pessoa tendo medidas diferentes não sabe? Ou sabe e não quer enxergar? Dois pesos e duas medidas são abomináveis ao Senhor, não condiz com a Sua justiça. Deus é justo e não faz acepção de pessoas! Será que pessoas assim podem realmente dizer que nasceram de Deus? Quando nascemos de Deus adquirimos a Sua natureza e não nos agradamos com o que vai contra isso. O justo tem prazer na justiça!
No que você tem tido dois pesos e duas medidas? Medite nisso, pois, não adianta adquirir sabedoria se não andar reto praticando a justiça.

"O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios." (Pv 20;19)
A Bíblia nos traz um versículo em Jeremias 17;5 que diz assim "Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor!"
Agora pare e pense: se Deus nos deixou esse versículo falando sobre confiar em outra pessoa não foi à toa, ou foi? Já vimos nos capítulos anteriores sobre o poder da língua e infelizmente muitos a usam para dar frutos de morte! Todas nós conhecemos uma pessoa que sempre tem uma fofoca para contar, quer saber sobre algo, pergunte para a fulana que ela sabe. Interessante ressaltar que, dificilmente sai algo de sua boca que sirva para nos ajudar, pois, sempre está falando sobre a vida dos outros. Pior ainda é que ela fala de outras pessoas para você assim como fala de você para as outras pessoas. Não é a toa que está sempre envolvida em contendas e fofocas!
O versículo acima é claro: "não te metas com quem muito abre os lábios", em outras palavras, não puxe assunto com quem vive tropeçando no falar.
Se você está em busca da sabedoria aprenda uma coisa: tem coisas que você as únicas pessoas que devem saber é você e Deus. A partir do momento que você conta algo para outra pessoa, não espere que aquele assunto esteja 100% seguro e não se espante se de repente começar a dar errado.
Toda amiga tem uma melhor amiga que tem outra amiga! Uma confia que a outra guarda segredo e no entanto, o assunto só nessa frase já está na boca de 3 pessoas.
Se tiver que contar algo no intuito de desabafar e precisar de um conselho, converse com Deus! Deus sabe exatamente do que você precisa. A partir do momento que você conta para uma pessoa, ainda que seja de sua maior confiança, você não pode exigir que aquilo esteja 100% seguro.
Dos seus planos somente Deus deve saber! Isso não quer dizer que você não irá mais contar nada para ninguém, por favor, não seja radical! Lembre-se que as coisas de Deus tem equilíbrio.
Haverá coisas que você precisará contar para uma outra pessoa. Haverá dias que você desejará desabafar com alguém e isso não é errado! Errado é você confiar em todo mundo e se envolver com pessoas que não tem controle sobre a própria língua.
Cuidado com as pessoas que você tem conversado, tem se aberto, tem falado dos seus problemas. Não conhecemos as intenções do coração de ninguém e as aparências enganam, por isso, peça para Deus te mostrar pessoas que são usadas por Ele para que você possa conversar.
Na fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...