terça-feira, 1 de julho de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 1 Buscando Sabedoria


Olá graciosas,
O livro de Provérbios nos traz ensinamentos maravilhosos e ao longo da minha vida com Deus me ajudou e tem ajudado muito, por isso, neste mês de Julho estarei diariamente postando a meditação de cada capítulo desse livro. Será um mês de grande aprendizado para aquelas que buscam a sabedoria e desejam agradar à Deus. Tenho certeza que Deus falará com cada uma de nós! Te convido a diariamente vir aqui no blog e meditar em cada capítulo que estará disponível. Sinta-se a vontade para compartilhar aquilo que Deus falou com você também. Vamos iniciar agora o Capítulo 1 de Provérbios:

" O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino." (Pv 1;7)

Mais adiante iremos notar que sabedoria e temor andam juntas. Aqui vemos que o temor de Deus é o princípio da sabedoria. E por que? Quando tememos à Deus temos um relacionamento com Ele, temos comunhão. E só podemos estar em comunhão com Ele quando nos afastamos das coisas do mundo e nos dedicamos inteiramente à Ele. Procuramos agradá-Lo, e nos permitimos ser moldadas, ou seja, estamos abertas à mudança que Ele irá fazer. Deus encontra espaço para nos ensinar, nos dar direções que outrora não conseguiríamos ter se não estivéssemos conectadas à Ele. E olha só que preciosidade nos traz esse versículo: temer à Deus exige sacrifício, pois, a todo instante o mundo tenta chamar nossa atenção. Muitas pessoas estão dentro da igreja e acham que já sabem de tudo! "Ah, não é bem assim não!" "Já tenho anos de igreja e sei como funciona" "Já sei esse versículo de cor e salteado"  e é longa a lista desses comentários... Pessoas assim desprezam a sabedoria e o ensino. Não é difícil imaginar como anda seu relacionamento com Deus. Perderam a sensibilidade e a reverência para com a Sua voz.

"Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. Porque serão como diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço. Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te não o consintas." (Pv 1;8-10)
Imagine a honra de ser chamado pelo próprio Deus de filho rs' é maravilhoso isso! Observe que, quem busca sabedoria é honrado. Diadema significa coroa enfeitada e além da coroa tem colares para o pescoço. Mas isso é para aqueles que não deixam o ensino e instrução dos pais, ou seja, que não despreza a sabedoria mas estão atentos ao seu ensinamento.
Leia o próximo versículo até o fim!
"Grita na rua a Sabedoria, nas praças, levanta a voz; do alto dos muros clama, à entrada das portas e nas cidades profere as suas palavras: Até quando, ó néscios, amareis a necedade? E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento?
Atentai para a minha repreensão; eis que derramarei copiosamente para vós outros o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras. Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a mão, e não houve quem atendesse; antes, rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão; também eu me rirei na vossa desventura e, em vindo o vosso terror como a tempestade, em vindo a vossa perdição como o redemoinho, quando vos chegar o aperto e a angústia. Então, me invocarão, mas eu não responderei; procurar-me-ão, porém não me hão de achar. 
Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do Senhor; não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão. Portanto, comerão do fruto do seu procedimento e dos seus próprios conselhos se fartarão. Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem estar os leva à perdição. Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal." (Pv 1; 20-33)
Creio que o motivo de a palavra Sabedoria estar escrita de letra maiúscula não seja por acaso. Veja tudo que a Sabedoria faz para ser ouvida; Ela grita, levanta a voz e vai a lugares que é impossível de não passarmos pelo menos em um deles todos os dias. Ou seja, a Sabedoria está a disposição de todos, não importando o lugar e Ela diz que derramará copiosamente o seu espírito e nos fará saber as Suas palavras. Isso é para todos! Independente de como temos vivido. Mas sabe o que vemos aqui? Que muitos rejeitam a Sabedoria. Quando rejeitamos algo, é porque achamos que não precisamos e que não nos fará diferença alguma. E com a Sabedoria não é diferente! Para mim, essa Sabedoria é o próprio Deus que nos dá a direção mas não nos impõe a Sua vontade. Sabe aquele momento em que Deus nos diz: "É melhor não fazer isso" "Cuidado" "Vá por ali" mas insistimos em continuar? Simplesmente porque não vemos perigo algum ou achamos que não dará errado. Pois é, depois a única coisa que conseguimos pensar é: "O que que eu fiz?"  Nossa sensação de bem estar nos enganou!
Infelizmente somos facilmente atraídas pelo mais fácil, pelo mais prazeroso, pelo mais legal e nos esquecemos das consequências que essas escolhas podem ter. Muitas vezes já é tarde demais; vamos pagar por elas querendo ou não.
A sabedoria tem o seu preço, ela está a disposição de todos mas nem todos se põe a disposição dela. O seu caminho não é o mais prazeroso mas com certeza é o que traz bons resultados.
Vemos que muitas mulheres desejam se tornarem Mulheres Virtuosas, mas a Mulher Virtuosa é sábia e ela atenta para a Sabedoria. Ela é excelente em tudo o que faz por isso, porque não anda de acordo com a sua impressão de bem estar, mas atenta a repreensão, ao ensinamento e instrução da sabedoria.
E você tem dado ouvidos à Sabedoria?

3 comentários:

  1. Muito forte essas palavras de sabedoria que o senhor deixou pra nos encinar... Tem mi ajudado muito a ser uma mulher de Deus sabia.só a agradecer a Deus.

    ResponderExcluir
  2. O princípio da sabedoria é o temor. Se não há temor para com Deus, muito menos o desejo pela sabedoria.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...