terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Mensagem do Dia - O jovem rico x Zaqueu

"Certo homem de posição perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos:[...] Replicou ele: Tudo isso tenho observado desde a minha juventude.
Ouvindo Jesus, disse-lhes: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, -o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me. Mas, ouvindo ele estas palavras, ficou muito triste, porque era riquíssimo." (Lc 18:18-23)

"Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade. Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele homem de pequena estatura.
Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque ali havia de passar.
Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria. Todos que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador. Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.
Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão." (Lc 19)

Qual a diferença entre o Jovem Rico e Zaqueu?
Zaqueu teve disposição para sacrificar. O Jovem Rico não.
Zaqueu era definido e por isso sua fé era definida, como a de Abraão. O Jovem Rico não.

O Jovem Rico já praticava os mandamentos de Deus, aparentemente era de Deus, mas o seu coração pertencia às suas riquezas. Percebem que, quando ele diz que já praticava os mandamentos desde a sua juventude, o Senhor Jesus lhe reaponde: Uma coisa ainda te falta, ou seja, por todo esse tempo ele estava apegado à sua riqueza.
Quando Jesus lhe disse para dar tudo aos pobres e segui-Lo, ele se entristeceu. Ele não queria abrir mão da vida que tinha para alcançar a vida eterna.
Assim tem acontecido com muitas.
Tem estado apegadas a várias coisas, seus corações não pertencem a Deus.
Vão a igreja, buscam, clamam, servem, ajudam e tudo mais, mas não querem abrir mão da riqueza e quando ouvem Deus pedir para abrir mão, se entristecem.
O que tem sido a sua riqueza?
O que você não tem tido disposição de sacrificar a Deus?

Observe Zaqueu. Assim que Ele ouviu falar de Jesus, imediatamente já fez de tudo para vê-Lo. Já se esforçou apenas para ver o Senhor Jesus passar. Ele não esperava que Jesus fosse falar com ele, tampouco, que fosse até sua casa.
Jesus viu a disposição de Zaqueu e viu a intenção do seu coração, por isso foi até a sua casa.
Ao contrário do Jovem Rico, Zaqueu se alegrou e recebeu Jesus com alegria.
Muitos criticaram, falaram mal, torceram o nariz porque não acreditavam que Zaqueu era digno de receber o Senhor Jesus. A verdade é que nem ele mesmo se achava digno e por isso O recebeu com alegria.
Foi então que ele, por si só, resolveu dar os seus bens aos pobres e restituir 4x mais aqueles os quais ele fez mal.
Ele não se dividiu em dois pensamentos, ele foi definido no que fez, teve disposição para sacrificar!
Assim acontece com muitas pessoas que chegam na igreja. Elas recebem Jesus com alegria. Para muitos ali, Jesus estava apenas passando, não era mais novidade. Para Zaqueu, valia todo esforço.
Muitos que acabam de chegar na igreja são abençoados, enquanto isso, aqueles que conhecem a Bíblia de capa a capa, que já ouviu e viu de tudo e hoje entende que nem tudo é como o pastor diz, aqueles que vêem tudo como normal, que não sacrificam mais e já não tem disposição pra isso, só lhes restam criticar.
Quem você tem sido? Qual tem sido a sua intenção? A quem pertence o seu coração? Como você tem recebido o Senhor Jesus? Qual é a sua disposição e a sua fé?

Pense nisso!

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...