sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Nossos sonhos moldados aos planos de Deus ou os planos de Deus moldados aos nossos sonhos?



"E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça."

Esse simples trecho me chamou a atenção e me fez meditar hoje pela manhã.

Abraão voltara de uma luta, após reunir 300 homens de sua casa para resgatar seu sobrinho Ló e passadas essas coisas, Deus lhe disse: "Não temas, Abrão: eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo."

Sabemos que o maior sonho de Abraão era ter um filho e aliado a este sonho, ele tinha a promessa de Deus que seria pai de uma grande descendência, mas cada dia que se passava aos olhos humanos se tornava impossível de Abraão ser pai.

Ora, Abraão e Sara já eram de idade avançada quando saíram da terra de Ur, peregrinaram por terras em que o Senhor deu-lhes para habitar suas descendência, mas eles não tinham filhos, apenas a fé no Senhor de que todas aquelas promessas se cumpririam, de um jeito ou de outro.

O sonho de Deus para Abraão era lhe dar uma descendência grandiosa e incontável e o sonho de Abraão era que essa descendência se iniciasse com um filho seu.

Independente de como Deus cumpriria Sua promessa, Abraão estava disposto a sacrificar o seu sonho pessoal para cumprir o sonho de Deus!

Ora, Abraão escolheu do meio do seu povo que já contava com expressiva quantidade, 300 homens. Os mais fortes, os mais valentes e os mais revoltados. Podemos imaginar o quanto Abraão desejava escolher seu próprio filho como guerreiro...

No momento em que Deus falou com ele, prontamente ele respondeu: "Ó Senhor Deus, que me darás, visto que morro sem filhos, e o herdeiro de minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: A mim não me tens dado filhos; eis que um nascido na minha casa é o meu herdeiro."
"Ao que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Este não será o ter herdeiro; mas aquele que sair das tuas estranhas, esse será o teu herdeiro. Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar, e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência."

A atitude de Abraão foi exatamente a frase do início desse post: crer!

Crer sem questionar, crer sem desconfiar, crer sem dar desculpas, sem premeditar num jeitinho ou empurrãozinho, crer verdadeiramente e isso que agradou a Deus!

Observem que Deus novamente não falou como, quando ou onde iria cumprir Sua promessa, justamente para provar a fé de Abraão e ele foi aprovado.

Isso serve para cada um de nós aprendermos o tipo de fé e confiança que Deus quer de nós. Uma fé inteligente, sem nutrir qualquer sentimento que a neutralize.

Abraão estava pensativo, se questionando se teria ou não um filho, se isso era ou não era possível e quem sabe até imaginando como seria o desempenho dele naquela guerra.

Até aqui não havia nenhum problema, afinal, ele estava disposto a cumprir o sonho de Deus, mesmo que isso significasse ter que sacrificar o seu sonho.

As vezes, esse é o nosso erro. Querer que Deus molde o sonho que Ele tem para nós, ao nosso sonho.

"Deus, eu quero um casamento abençoado, mas com esse meu namorado que não me prioriza na vida dele, afinal o Senhor pode mudá-lo."

"Deus, eu quero enriquecer para Te glorificar, mas nesse emprego que toma todo o meu tempo e força, que não me permite ir a Tua casa, mas eu posso buscá-Lo em casa mesmo née?!"

"Deus eu quero uma vida excelente em todos os sentidos para que, quando as pessoas olharem pra mim, vejam suas bençãos, mas também que lembrem do meu nome (glória própria)."

Abraão jamais teve esse sentimento, pensamento ou desejo, pelo contrário, quando Deus lhe mostrou as estrelas do céu ele imediatamente afastou tudo aquilo que estava pensando e creu, verdadeiramente creu.

Isso agradou a Deus e o resultado é conhecido por todos.

Faça uma reflexão de como você tem crido nas promessas de Deus.

Eu mesma confesso que já cometi esse erro de querer moldar os planos de Deus ao meu querer e no momento que Deus me provou para ver minha crença, eu não cri verdadeiramente. Na teoria é sempre muito fácil as coisas, mas na prática cada um sabe das guerras que enfrentam.

No entanto, isso nunca foi e não é desculpa para não crer em Deus!

Ele está conosco para nos ajudar nas nossas limitações e fraquezas, por isso temos que ser sinceros.

Mas se nesses momentos, dizemos crer em Deus, mas no fundo ainda nutrimos aqueles sentimentos, então não somos aprovados e Deus não nos imputa justiça.

Pense nisso!

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...