quarta-feira, 23 de julho de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 18 O poder da Língua


"Águas profundas são as palavras da boca do homem, e a fonte de sabedoria, ribeiros transbordantes." (Pv 18;4)
Dentre tudo que devemos vigiar a principal das coisas deve ser as nossas palavras. Nossas palavras tem um poder o qual não nos damos conta e que pode tanto salvar uma pessoa como também pode jogá-la no inferno. Deus é o único que conhece o coração de cada uma de nós além de nós mesmas, mas nossas palavras são tão profundas que, mesmo ditas num momento qualquer serão lembradas pelo resto da vida.
Esse capítulo 18, adiante vemos mais versículos que nos mostra o poder de uma palavra e por isso vamos nos aprofundar nesse assunto. Por que as palavras são águas profundas? Porque elas tem a capacidade de penetrar no mais íntimo do coração do ser humano, tem a capacidade de envolvê-lo por inteiro.
A pessoa que não tem controle das suas palavras, vive decepcionando quem as ouve. Não pensa antes de falar e atacar alguém. Uma pessoa que busca a sabedoria busca também ser sábio no falar, está atenta a tudo o que sai da sua boca e não permite que saia palavras que podem "matar" uma outra pessoa.

"Os lábios do insensato entram na contenda, e por açoites brada a sua boca." (Pv 18;7)
Por que os lábios do insensato entram na contenda? Porque não pensam! É como a carroça vazia que faz muito barulho justamente porque está vazia. E sofre suas consequências, pois, não podemos apagar o que foi dito e o insensato como despreza o ensino, não aceitará a correção mas irá novamente se envolver em contendas.

"Do fruto da boca o coração se farta, do que produzem os lábios se satisfaz. A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto." (Pv 18;20-21)
Quais são os frutos que você deseja colher das suas palavras? Frutos de morte ou frutos de vida? Pode uma fonte jorrar o que é bom e mau ao mesmo tempo? Tal tem que ser o cuidado de nossas palavras!
É você quem decide o que vai sair da sua boca e caso não decida isso, suas palavras serão más, pois, não terão controle. Como diz aquele versículo: "o que contamina o homem não é o que entra e sim o que sai de sua boca." O seu coração se farta das suas próprias palavras. Se suas palavras forem boas, seu coração se fartará do que é bom, se elas forem más, então seu coração estará cheio de coisas que não agradam a Deus.
Ao falar algo para uma pessoa, temos que ter em mente quais frutos queremos que nossas palavras tenham nela, se frutos de vida ou de morte. Seja para falar com qualquer pessoa, desde o nosso marido até o atendente do outro lado da linha do telefone. Não existe essa de tratar bem uma pessoa e não se importar com a outra. Pode ser a menos palavra do mundo, se não vigiarmos a maneira como falamos podemos sim jogá-la no inferno. A pessoa insensata está pouco se lixando para o que suas palavras vão causar em uma pessoa pensam que é dever de cada um guardar seu coração, quão cegas estão! Pensam somente em si e acham que assim estão perto de Deus. A pessoa insensata sempre usará suas palavras para ferir a outra. Irá tipo jogar sujo para no final poder dizer: te venci! É o caso da esposa que só ataca o marido sem se preocupar com a alma dele. É o caso da mãe que só aponta os defeitos dos filhos. É o caso do marido que agride sua esposa com palavras. É o caso da amiga que fala a verdade doa a quem doer.
Geeente, oppss!!! Se fazemos isso com quem dizemos amar, imagine o que aquela atendente do super mercado não escuta se algo der errado. É muita falta de sabedoria usar suas palavras para atingir os pontos fracos de uma pessoa. É tão mais fácil falar tudo que nos dá na teia, do que controlar nossas emoções e preservar tanto a nossa vida quanto a vida da outra pessoa. O insensato vive segundo o que sente, segundo o que lhe dá prazer. Por isso a bíblia o chama de louco, pois, sua sensação de bem estar o leva a perdição e ele não enxerga, não acorda.
Se queremos alcançar a sabedoria devemos ter o controle de nossas palavras. Se você conseguir controlar as suas palavras terá também o controle de todo o seu corpo, terá o controle de seus pensamentos, do seu coração, dos seus olhos, dos seus ouvidos, dos seus pés, das suas mãos e etc. "A morte e a vida estão no poder da língua." Independente se a outra pessoa tem te atacado ou não, se ela tem jogado sujo com você, se ela não tem se preocupado em como está a sua alma, é o seu dever controlar a sua língua e guardar o seu coração. Não é porque ela disse algo pra você que te ofendeu que você tem que ofendê-la também.
Seja sábia, controle a sua língua! Determine para o quê você quer que sua língua seja usada: se para a vida ou se para a morte.
O nosso erro é desejar mudar para que a outra pessoa mude também e enquanto pensarmos assim, nos privaremos de ser melhores para Deus. Decida por você, faça por você! Não espere que, ao controlar a sua língua outras pessoas também controle a delas, seria muito fácil isso, pois, ninguém colheria frutos de morte. Mesmo que você decida controlar a sua língua e usá-la para dar frutos de vida haverá pessoas que irão te machucar tanto com palavras que te deixará muito chateada, mas e aí? Vai ser sábia e controlar a sua língua para não agir como ela ou vai ser insensata a responder na mesma moeda? Qual o propósito disso?
Amiga, a sabedoria está a nossa disposição e como diz no primeiro versículo "a fonte de sabedoria, é ribeiros transbordantes." ou seja, a sabedoria está transbordando então, não existe essa história de que não pode ser sábia. A pessoa sábia ela o é porque sabe de sua própria necessidade. Se os demais ao seu redor continuarem desprezando a sabedoria não influenciará ela. A pessoa que busca a sabedoria tem um propósito e não o abandona por nada.
Comece a decidir quais serão os frutos das suas palavras. Conte até 1.000 se for preciso, mas não responda na mesma moeda. Dê vida a quem está farto da morte! Aquelas pessoas que mais te atacam com palavras, são as que mais necessitam ouvir suas palavras de vida, então, controle seus sentimentos e refreie sua língua. Não permita que o seu coração se contamine pelo que sai de sua boca, você é de Deus.
Na fé!

5 comentários:

  1. CONTROLAR-SE É A FONTE DA SABEDORIA

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito edificante, amei esse seu texto principalmente quando você diz, de vida a quem está farto da morte, é verdade agente que estamos na graca , só devemos abrir a boca pra abençoar, se silenciar é melhor do que pecar contra Deus,tem buscar esse entendimento em oracao clamando ao Senhor, porque simples não é , mais quando se tem vontade consegue...

    ResponderExcluir
  4. Que benção!
    Fui muito edificada com cada palavra escrita nesse texto .Deus abençoe 🙌!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...