quarta-feira, 23 de julho de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 10


"A boca do justo é manancial de vida, mas na boca dos perversos mora a violência" (Pv. 10;11)
Seja para qualquer pessoa, em qualquer circunstância, o justo sempre terá palavras de vida!
Cada um dá o que tem, não posso dar o bem se estou mal, tampouco posso dar o mal se estou bem. O justo anda reto, se desvia do mal e tem comunhão com Deus, poderia ser sua boca manancial de morte? Suas palavras são agradáveis nos ouvidos de quem as ouvem. As palavras do justo sempre irão levar vida as pessoas independente do que ele tem recebido. Ao contrário do perverso que sempre está pronto para acusar, ofender e machucar alguém e suas maiores vítimas são as que convivem com ele. Não importa o que tem recebido, ele dá o que está dentro dele, o que mora em sua boca que é a violência e o mal.

Se alguém estiver enfrentando um dia ruim que mantenha-se afastado dele, pois, suas palavras podem piorá ainda mais as coisas. Quem consegue viver com alguém assim?
Por isso, o poder das palavras está em suas mãos, ou melhor, nos seus lábios. O que você quer que saia da sua boca, manancial de vida ou violência? Suas palavras podem tanto melhorar o dia de alguém como pode torná-lo um dos piores dias dessa pessoa. E quem mais recebe suas palavras é justamente quem convive com você: marido, esposa, filhos, pai, mãe, irmão, professora, funcionário, patrão, amigos, familiares e etc. O que você quer ser para essas pessoas? Se manancial de vida então não poderá se deixar levar pelas suas emoções, mas terá que decidir ser esse manancial mesmo quando alguma delas te falar algo que não foi agradável. Se violência então fique a vontade para falar tudo que vir a sua mente e não se esqueça de ouvir seus sentimentos, afinal eles serão seu combustível para uma ótima briga. Que vença o que você decidir!

"O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões." (Pv 10;12)
Como você reage quando alguém faz algo que não te agrada? Guarda ressentimentos e fica com raiva?
Pois é, constantemente somos desapontadas por alguém e é quase impossível não se irar. O problema não é se irar, pois, isso não é pecado. O próprio Senhor Jesus se irou. Mas o que não pode acontecer é essa ira durar até o outro dia se tornando um sentimento maior. Talvez no caso de muitas nem é um ódio ou mágoa, mas você fica dias e dias com raiva do que alguém te fez só esperando uma brechinha para por pra fora todo esse ressentimento que ficou guardado e então recomeça uma nova briga, uma nova contenda.
Já ouviu falar que o amor não é um sentimento e sim uma decisão? Pois bem, quando você decide amar e não guardar ressentimento é uma decisão sábia que você está tomando. Isso não significa ter que aguentar quieta aquilo que a outra pessoa te fez e sim saber a hora certa de falar, sem briga, sem contenda, sem discussão. É ensinar a pessoa que aquilo que ela fez não foi legal, machucou alguém. Imagine se Deus mante-se Sua ira todas as vezes que pecamos, com certeza, estaríamos perdidas! Mas Ele tem misericórdia de nós e então aprendemos a lição, mas nem por isso deixamos de ter o amor d'Ele por nós.
Não vale a pena guardar esse sentimento ruim dentro de você, só irá te machucar mais, pois, qualquer coisinha que a outra pessoa fizer será alimento para esse sentimento que cresce dia após dia. Decida amar, guardar dentro de si somente amor. Não seja tentada pelo sentimento contrário. Por isso, amar exige sacrifício! Não apenas um sentimento bom, mas decisões que muitas vezes irão contra ao que você está sentindo. O verdadeiro amor parte da razão!
E então, o que você deixará crescer dentro de você?
Na fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...