quarta-feira, 23 de julho de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 17


"A sabedoria é o alvo do inteligente, mas os olhos do insensato vagam pelas extremidades da terra." (Pv 17;24)
Ao longo desse meditação no Livro de Provérbios vemos claramente a diferença entre o sábio e o insensato. Seus caminhos são diferentes e um não encontra prazer no caminho do outro. 
Quem são os sábios? Sábios são aqueles que se fazem sábios! Se fazem sábios porque decidem andar no caminho da sabedoria, porque buscam a sabedoria e não desprezam o conhecimento. Escolhem o certo porque têm direção e não porque sentem que é o certo.

Quem são os insensatos? Insensatos são os que se fazem insensatos! Desprezam o caminho da sabedoria e preferem andar pelo caminho dos seus sentimentos. Não pensam, não ouvem a voz da sabedoria e qualquer ensino os aborrecem.
Notem que tanto o sábio quanto o insensato, o são, não por sorte do destino como muitos pensam, mas porque decidem o que querem ser e seguem suas vidas baseados nessa decisão. Da mesma forma acontece conosco, somos nós que decidimos o que queremos ser, somos nós que decidimos ser sábias ou insensatas. Só que muitas mesmo não percebendo decidem seguir o caminho contrário da sabedoria por ouvirem mais os seus sentimentos do que sua própria inteligência.
Como diz o versículo acima, quem é inteligente tem um alvo, tem uma meta. Não fica perdido no tempo, não desperdiça seu tempo com coisas que não lhe acrescentam, mas busca o que vier lhe trazer sabedoria. Já o insensato se distrai facilmente com todas as coisas, pois, não tem um alvo. Seu alvo está no que encontrar e por isso nunca terá uma cabeça formada, sempre irá absorver o que lhe falarem e qualquer pensamento bobo que lhe vier a mente.


Qual tem sido o seu alvo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...