quarta-feira, 2 de julho de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 2 A Excelência da Sabedoria


Olá graciosas,
estamos hoje no segundo dia da meditação no livro de Provérbios. Desde ontem não consigo pensar em outra coisa a não ser sobre tudo que descobri no primeiro capítulo. Já havia lido outras vezes, mas ontem ficou marcado em mim e creio que ficou também na vida daquelas que leram. Vamos então para o Capítulo 2:

"Filho meu, se aceitar as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento, e se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento." (Pv. 2; 1-6)

Nós mulheres normalmente reclamamos que não conseguimos ser graciosas, virtuosas e nem sábias. Quando nos deparamos com os problemas é difícil pensar nessas coisas. Mas podemos ver nesse versículo que sabedoria e entendimento não são coisas que caem do céu. Às vezes nos acomodamos por pensar assim. Só porque precisamos de sabedoria e ela está disponível em vários lugares não quer dizer que ao passar por eles vamos ser tomadas de sabedoria rsrs’.
Se quisermos sabedoria temos que buscar. Lendo esse versículo me lembrei do Rei Salomão; o Rei Salomão amava à Deus e após subir para Gibeão e oferecer mil holocaustos o Senhor perguntou o que queria Salomão e ele respondeu:
“[...] Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo?”
E então lhe respondeu o Senhor: “Já que pediste esta coisa e não pediste longevidade, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos; mas pediste entendimento, para discernires o que é justo; eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá.” (1 Reis 3;10-12)

O Rei Salomão poderia pedir aquilo que todos os reis faziam, mas não. Ele foi diferente e pediu o que era mais importante do que o ouro e a prata e por isso nunca houve e nem nunca haverá homem mais sábio que ele.
Se quisermos sabedoria temos que buscá-la como diz nesse versículo. Quando estamos buscando um tesouro escondido não nos cansamos, não paramos e não desistimos, pois, sabemos o quão valioso é aquilo que procuramos, sabemos que ao encontrar esse tesouro podemos mudar de vida e ter uma vida bem melhor da que levamos. Assim também devemos buscar a sabedoria e a Mulher Virtuosa entende isso. Essa é sua base.
Para termos sabedoria precisamos aceitar suas palavras, inclinar nosso coração ao entendimento e clamar por inteligência. Observe que tudo isso é ação: aceitar, inclinar e clamar; é o que temos de fazer e não o que queremos fazer! Querer sabedoria qualquer um quer, mas somente os que se empenham em buscá-la são os alcançam.
 E de onde vem a sabedoria? Do próprio Deus! Ele é quem nos dá. Quem nos ensina. Quem nos exorta. Quem nos corrige e quem nos ama.
Você nunca viu ninguém ficar feliz ao ser repreendido, ao ser corrigido. Pode ser que depois quando a pessoa vir que realmente quem a repreendeu tinha razão fique agradecida, mas de imediato ninguém gosta. Muitos não aceitam mesmo sabendo que estão errados e isso os impedem de alcançar a sabedoria.
Talvez você já tenha até desistido de ser uma pessoa melhor, de mudar. Foram tantas tentativas frustradas que você levantou bandeira branca e disse: “DE-SIS-TO! Isso não é pra mim!” Mas agora você sabe onde está o segredo e o que precisa fazer.
Comece pelo seu relacionamento com Deus, pois, ele é à base de tudo! Esteja sensível a voz d’Ele e busque sabedoria. Peça a Ele que lhe dê sabedoria como está escrito em Sua Palavra. Dê ouvidos aos ensinamentos, guarde os mandamentos, permita-se mudar, crescer, aprender! Não deseje mais ser sábia, mas seja sábia definitivamente.
Para te ajudar, faça uma lista do que deseja mudar. Escreva tudo que te impede de ser sábia. Apresente a Deus e comece a trabalhar nesses pontos e tenho a certeza de que Deus falará com você. Contrarie sua sensação de bem estar, não despreze a repreensão e não seja néscia!
Você pode sim se tornar uma Mulher Virtuosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...