quarta-feira, 23 de julho de 2014

Meditação no Livro de Provérbios Cap. 15


"A resposta branda, desvia o furor; mas a palavra dura suscita a ira." (Pv 15)
Está aqui uma atitude de quem é sábio. Temos a velha mania de responder as pessoas da mesma forma que elas falam conosco. Se ela for gentil, seremos gentil. Se ela for grossa, seremos mais grossa ainda. E talvez esse é o motivo de haver tantas discordâncias no mundo. Às vezes a pessoa nem fala algo intencional, mas já respondemos a altura e depois vem as consequências como diz a segunda parte do versículo "a palavra dura suscita a ira." Minha vó dizia uma frase que é verdade: não brigam dois se um não quer. Mesmo que a pessoa esteja na intenção de brigar e formar aquela situação desagradável, a maneira como responderemos pode desviar toda aquela raiva ou euforia que ela tiver. Brando significa macio, meigo, leve. E isso desmonta até o mais valente! Observe que é uma decisão que a pessoa faz de agir diferente e assim também é com a Mulher V.
O marido chega em casa alterado com alguma situação que aconteceu na rua e de repente reclama até de um fio de cabelo que está caído no chão, muitas esposas já soltam a famosa frase: "se você tá revoltado com o mundo não vem descontar em mim não hein, eu não tenho nada a ver com os seus problemas". É o suficiente para que aquela tensão que o marido está seja descarregada numa brecha que ele encontrou. Uma resposta branda, leve poderia fazer dessa situação diferente ou até mesmo o silêncio. Tem vezes que o silêncio ensina muito mais que as próprias palavras. E mesmo que você diga que nada disso resolve, ore a Deus e peça pra Ele mudar essa situação, pois, você está mudando pra seguir a palavra d'Ele e não é justo que tudo continue da mesma forma. Tão certo como Deus vive, Ele agirá nessa situação.

"O sacrifício dos perversos é abominável ao Senhor, mas a oração dos retos é o seu contentamento." (Pv 15;8)
Existe uma grande diferença entre dar uma oferta e ser a própria oferta. Não falo no sentido de dar dinheiro e sim no que você apresenta a Deus. Como meditamos no Capítulo 12, há pessoas que se preocupam em fazer, fazer e fazer, desejam abraçar o mundo e acabam se esquecendo do alimento espiritual. Assim também são os perversos. Vivem uma vida segundo o próprio entendimento e pensam que ao fazer pra Deus Ele se agradará. Quantos não são assim? Dizem servir a Deus mas suas vidas são abomináveis pra Ele, pois, se preocupam muito mais com o que fazem do que com o que realmente são. Se os seus sacrifícios são abomináveis a Deus imagine suas orações? Palavras que não condizem com o que são! Não foi a toa que nesse versículo foi comparado o sacrifício do perverso com a oração do justo. Quem anda reto com Deus é aqueles que dia após dia seguem no caminho da verdade, que se desviam do mal e atentam a sabedoria, que são humildes e aceitam repreensão. Ser reto para com Deus não é ser perfeito, pois, isso nenhum de nós somos, mas é estar sensível a correção de Deus para agradá-Lo. Deus tem prazer de ouvir a oração do justo, o que dirá de seus sacrifícios? Sobem como uma oferta agradável a Ele a qual Ele apura a essência. Podemos não ser perversas, no entanto, se não vigiarmos nossas ofertas serão abomináveis a Deus. Seja pelos maus olhos, fofoquinhas, maus pensamentos ou sentimentos que guardamos dentro de nós e que aos poucos vão manchando nosso coração. Talvez esse tem sido o motivo de suas orações não serem mais respondidas e você ficar se perguntando o porque. Antes do nosso fazer agradar a Deus, o nosso ser e a nossa vida tem que agradá-Lo. Seja pra Deus e faça somente o que for fazer com amor e dedicação.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...