quarta-feira, 23 de julho de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 11


Olá graciosas,
Os versículos do capítulo 10 em diante não tem a mesma ligação como os anteriores. Então irei pegar de 3 a 4 versículos que mais me chamaram a atenção e venho aqui compartilhar com vocês. Tenho certeza que cada versículo nos traz grandes ensinamento, porém, os post ficam muito longos e não queremos apenas ler e sim meditar e aplicar em nosso dia a dia não é mesmo?! Espero que estejam gostando e continuem mandando os emails rs' na medida do possível estou conseguindo responder a todas. Dúvidas e Orientações.



"Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria." (Pv 11;2)
Como já falamos anteriormente, somente os humildes conseguem alcançar a sabedoria. Uma pessoa humilde está disposta a mudar, a moldar-se, a aprender e a ensinar; sim, a ensinar, pois, ela nunca será egoísta de passar adiante o que fez bem a ela. Uma pessoa humilde entende quando precisa ser repreendida e recebe a repreensão como um cuidado especial, aprende e procura mudar o que que errou. A humildade é uma das qualidades mais importante de uma pessoa e ela é a principal característica de quem é de Deus. A serva de Deus sabe que precisa de Sua direção para seguir em frente e por isso quanto mais aprende muito mais deseja aprender, pois, seu desejo é estar no centro da vontade de Deus. E somente quando uma pessoa é humilde é que ela tem o temor do Senhor e por isso ouve a sabedoria. Ela é sensível a voz de Deus. Uma pessoa humilde reconhece que precisa de Deus em sua vida e por isso Deus à honra. Por ela precisar de Deus é que ela se mantém longe de tudo aquilo que O desagrada, ela se desvia do mal, guarda seu coração, é sensível à voz de Deus, está sempre em sintonia com Ele, enfim, se desvia do mal. Por isso, Deus a honra começando dentro dela e refletindo em seu exterior e nas demais coisas ao seu redor. Todos nós tivemos um momento em que nossa comunhão com Deus estava intensa. Eu tive o meu e foi o ano da minha vida que fui mais abençoada, porém, se me perguntarem o que mais valeu naquela época, direi com toda certeza que não foram as benção que Deus me deu e sim a minha intimidade com Ele. Lembra como era o seu espírito? Sedento de Deus, humilde para ouvir a Sua voz. Cada segundo era pouco para estar com Ele e era a coisa mais perfeita do mundo seguir a Sua direção rs'. As coisas do mundo? Podiam inventar o que fossem, pois, a única coisa que você estava envolvida era com as coisas de Deus. Mas sabe onde começa a queda de muitos? Achar normal! Sim, achar normal ouvir certa música do mundo, achar normal vestir certa roupa que está na moda, achar normal conversar com aquele rapaz atencioso do seu serviço, achar normal se envolver naquelas rodinhas da escola ou faculdade, achar normal postar aquela foto que não condiz com o perfil de uma mulher de Deus e assim por diante. Quando muitas coisinhas começam a ser normal, vem a soberba...
De repente aquela Palavra da noite da Salvação não serve mais pra você e sim para aquela outra pessoa que vive cuidando da sua vida. De repente orar antes de dormir é insignificante e você pode muito bem orar quando acordar. De repente aquela obreira é muito metida porque passou por você e nem te cumprimentou e seus maus olhos a fuzilam pelas costas. De repente você possui um título e se considera melhor do que aquela que está chegando agora, afinal, ela terá de comer muito feijão não é mesmo? De repente aquilo que o pastor falou não serve pra você, você já sabe de tudo née, só esqueceram de avisar o pastor. E aqui entra o orgulho e Deus se afasta dessa pessoa. Deus já não é mais com ela e pra sua surpresa aquela novata que chegou agora aos poucos ocupa o seu lugar. Muitos quando chegam nessa situação se tornam néscias, aborrecedoras do conhecimento e desprezam a sabedoria. Por isso lhes sobrevém a desonra e a perdição, pois seus corações já não são mais puros e humildes.

"Abomináveis para o Senhor são os perversos de coração, mas os que andam em integridade são o seu prazer." (Pv 11;20)
Deus não suporta um coração sujo, soberbo e perverso. São abomináveis a Ele. Não há espaço para Deus entrar em um coração com essas características, não condizem com a Sua natureza. Deus se agrada dos corações que são sinceros, puros e íntegros para com Ele. Corações que guardam as Suas Palavras e não desprezam o Seu ensino. E corações assim só tem os que são humildes e verdadeiros para com Ele.

"A mulher graciosa alcança honra, como os poderosos adquirem riqueza." (Pv 11;16)
No post "Graciosidade: Como ser graciosa?" vemos que graciosidade tem a ver com comportamento e não com o seu jeito e personalidade. Pois bem, muitas mulheres acham que só conseguirão as coisas se fizerem a famosa cara amarrada, se reclamarem o tempo inteiro ou imporem a sua vontade. Concordam comigo que essas coisas são muito comum?! E por serem comum é que não surtem efeito nenhum. A bíblia é clara no versículo acima: a mulher graciosa alcança honra. Graciosidade no dicionário está relacionada com: gentileza, elegância, humor, suavidade, generosidade, entre outros.
A mulher graciosa ela é gentil, ela é educada, ela é generosa. Ela alcança honra porque desenvolve o seu lado mais encantador. Isso não quer dizer que ser graciosa é ser cheia de frescurinhas rs', falar com aquela voz afinadinha, andar que nem uma princesa e tudo mais. Ser graciosa é você ser amável com todos ao seu redor, é as pessoas terem prazer de ficar perto de você, pois, sua companhia é agradável. É você ser gentil, educada, atenciosa, discreta. Você mostra que é graciosa ou não com as suas reações diante das situações. Não é algo que você sente e sim que você decide. Vejo muitas mulheres dizendo: "é difícil ser graciosa levando uma vida tão difícil como a minha." Mas o que te faz ser graciosa ou não, não é o seu estilo de vida, a família que você tem, o emprego, status, casamento e etc. não é isso que te faz ser graciosa ou não. Aliás, ninguém vai te ajudar a ser uma mulher graciosa a não ser você mesma! Não é a situação ao seu redor que tem que mudar, não é os seus filhos e muito menos o seu marido. Não é a sua mãe, a sua professora, o seu pai, ou aquela menina que não vai com a sua cara... Se você quer ser graciosa é você quem tem que mudar! É você decidir ser amável com todas as pessoas e principalmente com aquelas que não retribui isso a você. Seria muito fácil sermos graciosas se tudo ao nosso redor cooperasse, mas então com certeza não seria algo raro, porém ,seria comum já que tudo está propício a isso. E pra finalizar, ser graciosa não é ser boba e deixar as pessoas se aproveitarem de sua boa vontade. Por isso, antes de ser graciosa temos que ser sábias! Pois quando somos sábias sabemos discernir essas coisas.
Decida ser graciosa. Seja amável com todos ao seu redor. Errar faz parte da mudança, mas corrija seus erros e acerte da próxima vez. O que não pode é errar e deixar que o seu erro te vença e não permita que você seja uma Mulher melhor.
Na fé.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...