quarta-feira, 23 de julho de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 13


"O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína." (Pv 13;3)
Sabe aquele momento que você percebe que falou mais do que devia? Bate um arrependimento née! E o pior é que não tem como apagar o que foi dito. Palavras são que nem o tempo, nunca voltam para serem apagadas. Lá em Tiago 3;2 está escrito assim "Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo."

Essa é uma das características de uma pessoa sábia. Ela guarda a sua boca e não permite que saia palavras vãs ou desnecessárias. Eu já passei por diversas situações as quais me empolguei para falar e acabei falando o que não devia. Sinceramente, queria que abrisse um buraquinho no chão pra me jogar lá dentro.
Quando uma pessoa é sábia, ela fala somente o necessário. Isso não significa que ela é uma pessoa fechada que só responde o que lhe perguntarem, mas que ela conserva a sua alma e entende que o sai de sua boca é o que contamina e não o que entra.
Gosto muito de uma história que fala sobre um filho viajando com o seu pai e ao ouvir os tipos de barulhos que havia na natureza detectou o barulho de uma carroça. Seu pai completou  dizendo: Sim, uma carroça vazia. Encucado o filho pergunta: Pai, como sabes que a carroça está vazia? E o pai responde: é muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho. O filho cresceu e então quando via uma pessoa falando muito, inoportuna, interrompendo a conversa de todo mundo lembrava do seu pai dizendo: quanto mais vazia uma carroça, mais barulho ela faz.
Conserve a sua alma e não permita que suas palavras venham te arruinar.

"Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau." (Pv 13;20)
As pessoas que vivem ao nosso redor sempre têm algo a nos passar. Seja bom ou ruim, mas sempre terão. Assim como uma pessoa que decide seguir os passos de Jesus deve se afastar das más companhias, quem deseja alcançar a sabedoria também deve se afastar de pessoas que são insensatas. De certa forma, somos muito influenciados por outra pessoas, mesmo quando não pedimos opiniões. Somente uma atitude de outra pessoa pode nos influenciar a fazer algo igual ou parecido. Se você deseja ser uma pessoa de Deus, com o caráter de Deus, então não é andando com pessoas que não possuem nenhuma ligação com Deus que você irá conseguir. Se você deseja alcançar a sabedoria que está a sua disposição, não é andando com "carroças vazias" que você irá conseguir.
Quando estava dando meus primeiros passos na fé, andava com pessoas que pareciam estar no mesmo caminho, mas na verdade estavam me impedindo de seguir. Já relatei isso em um post pra vocês. Quando estávamos juntas ao invés de compartilharmos experiências da fé, falávamos mal de outras pessoas e pensávamos que estávamos certas. Até que um dia percebi o quão aquilo me fazia mal e me afastei delas. Senti vergonha do que fazíamos e procurei ser diferente para agradar a Deus e só assim consegui. Nessa época comecei a andar com pessoas que eram de Deus e mesmo quando falávamos de assuntos normais, eu aprendia com elas. Fosse na forma como elas falavam ou nas atitudes que tomavam e cada uma delas tiveram uma parcela no meu desenvolvimento com Deus. Por isso, se você deseja ser uma pessoa sábia, se você está buscando essa sabedoria, evite pessoas que são insensatas. E não existe essa de que ao invés de elas te influenciar será você que influenciará elas. Se você deseja realmente mostrar pra elas o quão benéfico é o caminho da sabedoria, que seja com o seu exemplo. Pra isso não precisa você andar junto ou se envolver com elas, mas busque a sabedoria que a diferença será notada sem dizer nenhuma palavra.
Na fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...