quarta-feira, 23 de julho de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 14 A mulher sábia edifica a sua casa


" A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba." (Pv 14)
Como temos falado ao longo desses dias, quem adquire sabedoria é abençoado em todos os sentidos. Toda mulher tem o poder de influência na vida dos que a rodeiam. Tal poder pode edificar uma casa ou derribá-la completamente. O que difere tais resultados é somente uma coisa: a sabedoria dessa mulher. Edificar significa: levantar, construir, formar. Ou seja, a mulher sábia ela levanta a sua casa, ela constrói a sua casa.
O construir que estamos falando não é o material de tijolo e cimento, mas sim de como ela constrói e forma a sua família. A presença de uma mulher dentro de um lar faz toda a diferença e o seu cuidado com esse lar também. Quando a mulher é sábia todos em sua casa estão bem. Há harmonia em sua casa. Se o seu marido estiver passando por dificuldades seja no trabalho ou com determinado assunto, sabe que ao chegar em casa encontrará seu doce lar e além disso terá uma auxiliadora para lhe ajudar naquele momento. Talvez ele nem queira que ela lhe ajude a tomar uma decisão, mas só pelo simples fato de tê-la ao seu lado, já se sente bem. Seus filhos sabem que podem contar com ela e sentem-se bem ao estarem em casa, admiram ela. E não pensem que ela só pensa no bem estar de sua família e aqui vai o seu segredo: ela edifica a sua casa porque buscou a sabedoria. Antes de fazer o bem para sua família, ela buscou estar bem com ela mesma! Ela não se sente desgastada por cuidar de sua família e como ficaria se isso é o seu prazer? Agora tudo é diferente com a mulher insensata. Tudo começa por não estar bem com ela mesma. Não busca a sabedoria e se sente frustrada ao olhar pra sua vida. A mulher sábia para ela não existe, ninguém é tão perfeita assim! Amanhece o dia já com aquele mau-humor que faz todos correrem. Seu marido não se abre com ela e não vê a hora de ir para o trabalho e ao voltar não sabe se é melhor demorar um pouco mais pra não ver a cara de condenação de sua esposa ou se é melhor chegar cedo para não dar motivos de mais uma vez ela discutir. Seus filhos a olham com um olhar de desprezo, ficam o máximo que podem fora de casa e não a deixam saber nada de suas vidas. Seu lar não é nem um pouquinho doce, mas é muito amargo e tenso, pois, para todos em sua casa ela é como uma bomba relógio que ninguém sabe a hora que vai explodir novamente. Ninguém está feliz em sua casa, nem ela mesma.
Perceberam o quão influente é o nosso poder? Ser uma mulher sábia não é ser perfeita e nem ter um lar como os de contos de fadas. Ser sábia é você tomar as decisões certas tanto pra sua vida quanto pra sua família. Construir não é nenhuma tarefa fácil, levantar também não. São coisas que exigem sacrifícios e por isso são poucos os que conseguem ver os resultados.
Muitas mulheres tentam mudar, tentam ser melhores mas se cansam e desistem. Não concluem as suas obras. Se você deseja ser uma pessoa sábia precisa buscar a sabedoria acima de tudo. Fazer dela a sua base e a partir daí tomar decisões certas, baseada no que for melhor e não no que for mais fácil. O seu poder de influência tem que ser pra levantar a sua família, tem que ser para fazer do seu lar uma benção e não para destruir tudo. E se você é solteira como eu, tem que desde já carregar isso dentro de você:
* Que tipo de lar você quer ter?
* O que você quer ser para o seu marido?
* Como você quer ser vista pelos seus filhos?
Diante de suas resposta é que você vai começar a pedir sabedoria para conseguir esses resultados. Você pode não ter perspectiva nenhuma de encontrar alguém, mas não pode deixar esse tempo passar e ser pega desprevenida. E deixar pra mudar tudo depois que casar, ter um lar e vir os filhos é insensatez.
Se você é casada e percebe que a sua influência não tem sido nada boa para a sua família, que ao invés de levantá-los você está os derrubando, é hora de mudar essa situação. Não existe essa história de que é impossível a não ser que você não creia em Deus. Será que aquela palavra que diz: "Tudo é possível ao que crê." não se refere também a isso? Existem tantas outras palavras de fé que nos mostram que com Deus podemos todas as coisas. A única coisa que pode te impedir minha amiga é você mesmo! E se talvez depois disso você se privar dessa mudança é um bem que você está deixando de fazer por você mesma, pois, antes de sermos sábias para edificar a nossa casa, somos sábias para resolver esses problemas que existem dentro de cada uma de nós.
Quer edificar a sua casa?
1º Passo: esteja disposta a sacrificar.
2º Passo: busque essa sabedoria que o Livro de Provérbios nos apresenta, ela está a sua disposição só precisa ir atrás e encontrá-la.
3º Passo: não espere colher antes de plantar. Mesmo que os resultados não apareçam, continue plantando. Tudo floresce no tempo certo.
4º Passo: busque em Deus o que você precisa. A sua força está no seu joelho! Quanto mais vezes você dobrá-lo em oração mais forte você irá ficar e mais Deus irá te mostrar o que Ele tem pra fazer na sua vida.
5º Passo: ignore seus sentimentos. Todas as vezes que se sentir tentada a fazer o que fazia antes, DECIDA fazer o que é certo fazer.
6º Passo: faça o que normalmente você não faz pela sua família. Receba seu marido com um beijo quando ele chegar do trabalho, pergunte como foi o dia dos seus filhos. Faça algo para estarem mais juntos.
7º Passo: pense em você. Invista no que você tem de melhor. Vá além. Se cuide. Se ame. Mostre a você mesma que você é capaz. Cure as feridas de seu coração. Seja humilde. Leve pra Deus tudo o que quiser, pois, Ele terá sempre a resposta certa para te dar.


Na fé.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...