sexta-feira, 11 de julho de 2014

Meditação do Livro de Provérbios - Cap. 7 Mais advertências contra a mulher adúltera


"Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos. [...] Porque da janela da minha casa, por minhas grades, olhando eu, vi entre os jovens um que era carecente de juízo, que ia e vinha pela rua junto à esquina da mulher estranha e seguia o caminho da sua casa, à tarde do dia, no crepúsculo, na escuridão da noite, nas trevas." (Pv 7; 6-7)
Mesmo com a palavra do capítulo 5 e 6 vemos aqui um jovem que age como muitas outras pessoas. São avisados mas mesmo assim se estreitam ao caminho do pecado. Muitos se acham fortes o suficientes para resistir e são como esse jovem, carente de juízo. São como uma criança curiosa que se afasta do olhar dos pais e andam por caminhos novos, caminhos talvez que os pais disseram para não passar por lá e lá vai ela curiosa conhecer, mas o que ela não sabe é que independente de qual seja a intenção de seu coração o perigo sairá ao seu encontro.



"Eis que a mulher lhe sai ao encontro, com vestes de prostituta e astuta de coração. É apaixonada e inquieta, cujos pés não param em casa; ora está nas ruas, ora, nas praças, espreitando por todos os cantos. Aproximou-se dele, e o beijou, e de cara impudente lhe diz: Sacrifícios pacíficos tinha eu de oferecer; paguei hoje os meus votos. Por isso, saí ao teu encontro, a buscar-te, e te achei. [...] Seduzi-o com as suas muitas palavras, com as lisonjas dos seus lábios o arrastou. E ele num instante a segue, como boi que vai ao matadouro; como o cervo que corre para a rede, até que a flecha lhe atravesse o coração; como a ave que se apressa para o laço, sem saber que isto lhe custará a vida." (Pv 7; 10-13, 21-23)
Jamais iria acreditar no diabo se ele aparecesse como verdadeiramente é, creio que você também não. O diabo pode até ser um derrotado mas uma coisa que ele não é é burro. Ele sempre encontrará uma maneira para nos seduzir e por isso não podemos ser como esse jovem: carente de juízo. Analise a situação acima como realmente é. É muito difícil para um homem resistir aos encantos de uma mulher ainda mais se tiver com a mesma intenção que essa tava. Primeiro ela o prende pelos olhos vestindo roupas sensuais que marcam todas as curvas de seu corpo. Depois o beija atiçando seus desejos por ela. Finge e mente estar fazendo algo bom quando diz que já ofereceu sacrifícios pacíficos e já pagou seus votos dando a entender que não está fazendo nada de errado. Lisonjas nada mais é que elogios, então: com os seus elogios o arrastou, ou seja, levantou o ego dele lá em cima e assim ela o teve inteirinho em suas mãos. Não é assim que uma pessoa cai em pecado? Não somente nesse pecado, mas em tantos outros que batem à nossa porta. Primeiro o pecado atrai, depois mostra o quão agradável é aos nossos desejos, depois tenta nos convencer que não é mau e depois nos arrasta com suas palavras doces e quando paramos pra pensar já é tarde demais.

"Agora, pois, filho, dá-me ouvidos e sê atento às palavras da minha boca; não se desvie o teu coração para os caminhos dela, e não andes perdido nas suas veredas; porque a muitos feriu e derribou; e são muitos os que por ela foram mortos. A sua casa é caminho para a sepultura e desce para as câmaras da morte." (Pv 7; 24-27)
Infelizmente o que diz esse versículo tem acontecido mesmo com tantos avisos e com tantas palavras dizendo para se desviar do pecado. Muitos tem abandonado a Deus por estarem iludidos com os elogios do mundo e tantos outros continuam por um fio na igreja, mas já estão caídos a tempos. Quem deseja andar pelo caminho largo para ter uma vida boa se ilude achando que terá um final feliz, que colherá coisas boas. Mas a verdade é que nada nessa vida cai do céu, se quisermos colher o que é bom para a nossa vida temos de sacrificar. Uma pessoa pode jogar um semente na terra e ir curtir a vida,mas ao colher seu fruto, não espere um fruto bom e saudável, pois, não houve cuidados para que isso acontecesse. Mas quando uma pessoa tem todo o trabalho de preparar a terra, lançar a semente, cuidar e regar, proteger das pragas e etc., obviamente que investirá mais tempo, porém, irá colher ótimos frutos, pois, agiu com sabedoria e não deixou se enganar pelos seus sentimentos.
Quem deseja a sabedoria, tem de andar por um caminho contrário ao dos seus desejos. Muitas vezes não será fácil ouvir a voz da sabedoria, mas quem ouvir chegará onde sempre quis chegar. Quem porém quiser andar de acordo com os próprios desejos não pode reclamar de nunca sair do lugar e estar sempre dando cabeçadas pela vida. Por isso quem possui a sabedoria adquire o mais valioso tesouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...