quinta-feira, 3 de julho de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 3 Exortações da Sabedoria a obedecer ao Senhor


"Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz." (Pv 3)
O erro de muitas pessoas que desejam mudar é desanimar e perder o foco. Nada muda do dia pra noite e na maioria das vezes os resultados demoram a aparecer. Assim é também com quem deseja encontrar a sabedoria. Muitos a buscaram, mas não encontraram simplesmente porque perderam o foco.  Por isso aqui ele nos diz para guardarmos os seus mandamentos em nosso coração, pois assim aumentarão nossos dias e acrescentarão anos de vida e paz.

"Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal" ( Pv 3;5-7)
Sabe aquela pessoa que sempre quer estar certa, que acha que já sabe de tudo? Tudo o que dizem pra ela, ela diz: “Ah, já sei!”. E aquela que está certa em tudo? Todo mundo está errado e somente ela na face da Terra está certa. Pois é, pessoas assim estão fechadas para a sabedoria, apoiam-se em seu próprio entendimento e são sábias aos seus próprios olhos. Andam juntas com o orgulho e como vemos no capítulo 1 são como as néscias. Estão longe do temor do Senhor e não são sensíveis a Sua voz. Por isso que ele diz: "Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." Reconhecer é aceitar que a verdadeira sabedoria vem de Deus e que a partir do momento em que reconhecermos Ele em nossas vidas, Ele nos guiará pelo caminho certo.

"Honra ao Senhor com todos os seus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares." (Pv 3;9-10)
 Observe que aos poucos vamos tendo novas direções. Até o final desse livro vamos ter ensinamentos preciosos para todos os sentidos das nossas vidas. O primeiro foi: “o temor do Senhor é o princípio do saber” esse foi voltado à nossa vida espiritual, pois só tememos a Deus quando temos um bom relacionamento com Ele. E note se não é assim; quando temos comunhão com Deus nossa vida anda, desenvolve. Porém, quando estamos desconectados de Deus ficamos perdidas e é onde começamos a dar cabeçadas na vida.
O nosso temor a Deus é visto também pela nossa fidelidade a Ele. Honrar a Deus com os nossos bens e com as primícias da nossa renda é ser fiel nos dízimos e nas ofertas. Já repararam nos testemunhos de pessoas afastadas quando elas relatam o início da queda delas? O que elas dizem? Deixaram de dizimar e ofertar! A honra que você dá a Deus é o que representa o seu temor para com Ele. Pensando bem em quem somos e no que Ele é, nem precisaríamos de bênçãos por honrá-Lo. Devíamos fazer isso por puro temor e reverência a Ele, mas mesmo assim Ele quer nos abençoar.  

"Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem." (Pv 3;12)
Como disse anteriormente nenhuma repreensão é boa, mas já imaginou como seria nossa vida se não fosse as repreensões de nossos pais? Sinceramente sou grata aos meus pais por cada repreensão que me deram! Não as aceitei na hora, mas hoje, alguns anos depois vejo o quanto eles tinham razão e se eles não tivessem me repreendido não conseguiria entender que tipo de amor eles tem por mim, pois quando vemos alguém seguindo um caminho errado automaticamente avisamos e repreendemos. Felizes são aqueles que aceitam!

"Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo. Não digas ao teu próximo: Vai e volta amanhã; então, to darei, se o tens agora contigo. Não maquines o mal contra o teu próximo, pois habita junto de ti confiadamente." (Pv 3;27)
A pessoa sábia ela é boa para todos que a rodeiam. Ela não nega ajuda quando na verdade pode dar. Não engana o próximo e nem pensa em prejudicá-lo. Talvez você se questione sobre o que isso tem haver com sabedoria, e eu te digo: Tudo! Quem busca a sabedoria tem um coração bom onde não há espaço para ressentimentos contra outra pessoa. A pessoa sábia é diferente em todos os aspectos e hoje em dia está cada vez mais raro pessoas que se interessem em ajudar o próximo, muitos querem passar a frente e deixar o resto pra trás; atitudes assim não combinam nenhum pouco com a Sabedoria.

"[...] porque o Senhor abomina o perverso, mas aos retos trata com intimidade." (Pv 3;32)
Quem são os retos? Os que buscam a sabedoria, que aceitam repreensão, que não desprezam o conhecimento, que estão dispostos a se tornarem melhores. Esses o Senhor trata com intimidade, ou seja, esses tem o Senhor como professores particulares onde aprendem tudo com Ele. Que privilégio é ser tratado com intimidade por Deus ein amiga rs'.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...