quarta-feira, 23 de julho de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 12


"A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos." (Pv 12;4)
Como pode uma mulher ser podridão nos ossos de seu marido? Como pode a mulher ser tão influente a tal ponto em sua vida? Muitas mulheres reclamam de seu casamento sem saber o poder que tem. A bíblia diz que "o marido pode ser ganho sem palavra alguma de sua esposa, por meio do seu procedimento" (1 Pe 3).
Se somente a maneira de proceder da esposa pode ganhar o seu marido, imagine o estrago maior que fará se não proceder bem? Quando alguém recebe uma coroa é porque está sendo honrada e é digna de honra. A mulher virtuosa é sábia e honra a seu marido, sem ficar com essa ideia errada que muitas tem de que respeitar o marido ou ser submissa é ser boba. Esse tipo de pensamento faz parte da esposa que procede vergonhosamente. Submissão pra ela é um palavrão e ela tem que ter o espaço dela, tem que mandar também!! Quão néscia é. Esposa que pensa assim não acredita em seu próprio potencial, não possui o auto controle de sua própria vida e quando vê essas palavras se ofende porque pensa que será dominada e escrava do homem. Agora uma coisa eu digo: só aceita ser escrava e dominada a mulher que não sabe o valor e o poder que tem. A mulher virtuosa ela sabe exatamente o seu valor, ela sabe exatamente como pode influenciar o seu marido e adivinha porque?? Ela é sábia!! Percebe o quão a sabedoria nos faz diferente. Nos mostra novos horizontes e nos sentimos pequenininhas ao lembrar que até pouco tempo atrás achávamos que sabíamos tudo e agora vemos o quão insignificantes eram os nossos conhecimentos. A pessoa quando não busca sabedoria ela fica fechada naquele mundo e palavras de disciplina são palavrões para ela. Muitas mulheres dizem que servem a Deus e querem fazer a Sua vontade mas na hora de seguir o que a bíblia diz sobre casamento discordam, poxa vida, são mais do que Deus? Deus nos deixou todas as dicas que precisávamos e nos deixou comparações como essa do versículo acima, é como se Ele nos mostrasse dois caminhos e seus resultados e mesmo assim por puro orgulho escolhêssemos  o pior caminho.
Deus, como um Pai, jamais diria para sermos e fazermos algo que fosse nos prejudicar. Ou não seria esse pensamento que algumas mulheres tem sobre a submissão? Deus sabe do nosso valor e o quão preciosas somos, ele sabe do quão nosso procedimento é poderoso e sabe que somos fortes também. Exatamente por isso que Ele diz para sermos virtuosas, pois, a nossa força está em nosso procedimento que acompanhado de sabedoria nos torna virtuosas e mais valiosas. Nossos maridos (futuro no meu caso hehe) notam o nosso valor e não nos tratam como bijuteria e sim como uma pedra preciosa. Quer coisa mais sábia que isso?

"Melhor é o que se estima em pouco e faz o seu trabalho do que o vanglorioso que tem falta de pão." (Pv 12;9)
Existem pessoas que desejam abraçar o mundo inteiro. Assumem diversas responsabilidades e acabam não dando conta de todas.Muitas talvez não fazem por mal, a necessidade e a falta de outras pessoas acabam as empurrando para assumir mais aquele compromisso. Já tem aquelas que desejam ter mais para fazerem mais e serem reconhecidas. O problema é que nem uma e nem outra estão sendo sábias. Muitas de nós pensamos em fazer, fazer e fazer e acabamos esquecendo de ser. Não adianta querermos abraçar o mundo se não damos conta desse mundo. Além disso, tudo que mostra desequilíbrio não vem de Deus.
Às vezes nem é porque queremos mais responsabilidades e sim porque nossos líderes nos dão e não podemos negar. Mas pare e reflita nesse versículo. Trazendo para o lado espiritual esse pão é o nosso alimento espiritual. Quantas pessoas pararam de se preocupar em ser pra Deus e passaram a fazer, fazer e fazer e daqui a pouco puf! Desapareceu. Ou então talvez isso esteja acontecendo com você. Devido a tantas responsabilidades na sua vida, você percebe que não é mais a mesma e talvez tem se sentido tão longe de Deus e o pior é que não está nem dando conta de tudo, sempre fica alguma coisa a desejar. Agora eu te pergunto: Pra quem você está fazendo? Será que realmente está servindo a Deus? Se há falta de equilíbrio não está sendo de Deus. Estimar é o valor que você dá a determinada coisa, é o amor com que você faz. Quando se quer tudo, você não estima o que faz, não ama. Deus se agrada muito mais do pouco que é feito com dedicação e amor do que o muito que é feito na presa e deixado pela metade. Não permita que o que você faz tire o seu alimento e te deixe fora do seu alvo. Tenha equilíbrio ao fazer as coisas pra Deus e só faça o que for estimado por você. O que você sabe que fará com amor e dedicação. Um corpo só funciona bem porque todos os membros trabalham cada um segundo o seu alcance, já pensou que terrível o seu pé querendo fazer o trabalho dele, da sua mão, do seus olhos e dos seus ouvidos também. Dê oportunidade para as outras pessoas descobrirem seus talentos também.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...