quarta-feira, 23 de julho de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 19


"Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado." (Pv 19;2)
A pessoa precipitada é aquela que não tem domínio, que age por impulso. Já dizia minha vó: a cabeça que não pensa o corpo que padece. Assim é quando tomamos uma atitude sem pensar em suas consequências, a exemplo do pecado. Se pensássemos antes de pecar, não pecaríamos, pois, as consequências pesariam mais que o prazer e não valeria o preço a ser pago por tal ato.

Uma das característica de quem é batizado com o Espírito Santo é o domínio próprio. Quem é nascido de Deus tem o domínio próprio e reflete em tudo o que vai fazer. Mesmo que esteja 100 pessoas fazendo algo, ele não irá agir por impulso só porque tem 100 pessoas fazendo, mas irá refletir no que aquilo irá ser útil para ele. Isso não quer dizer que, quem pensa antes de agir é lerdo, mas sim prudente e preserva a sua alma. Muitas pessoas se deixam levar pela ação de outras, tomam atitudes movidas pela situação e quando param para refletir melhor percebem que erraram. O sábio cuida do seu procedimento, cuida das suas atitudes, das suas palavras, do seu agir. Ouve a voz da sabedoria, pensa, e então faz o que tem que fazer. Não é precipitado. Ele analisa as consequências antes de fazer e por isso é excelente em tudo o que faz. Se todas as pessoas pensassem bem antes de tomarem decisões, certamente 50% das coisas ruins que acontecem no mundo diminuiria.
Além de pecar, o precipitado faz um papel tanto quanto ridículo, pois, se destaca não por estar fazendo, mas por não ter pensado antes de fazer e ali fica demonstrado que tipo de pessoa ele é. Com certeza, se alguém precisar contar com ele, não será nem um pouco precipitado na escolha e pensará mil vezes antes de escolhê-lo. No que você tem sido precipitada? No falar? No agir? No pensar? No julgar?
Analise no que você tem se precipitado e talvez esteja prejudicando outra pessoa, lembre-se: uns dos frutos do Espírito Santo é o domínio próprio! Não seja precipitada, pense antes de fazer ou falar algo. Seja sábia!

"O que adquire entendimento ama a sua alma; o que conserva a inteligência acha o bem." (Pv 19;8)
Tudo o que é bom tem o seu preço, tudo o que é bom exige algum tipo de sacrifício. Agora tudo o que é mau se encontra fácil, acessível, prazeroso e não exige sacrifício. Muitos não escolhem ser insensatos, mas é justamente porque não escolhem que de certa forma fizeram sua escolha. É como a história do muro, se a pessoa não escolhe ir para o lado dos anjos, automaticamente escolheu ficar no lado do diabo. Só que tudo nos leva a crer que ainda não decidimos, estamos ainda em cima do muro, porém, o muro já tem dono. O caminho da sabedoria é excelente, mas tem o preço a ser pago. O preço de buscá-la mais que o ouro e a prata, o preço de dar ouvidos aos conselhos dela, o preço de aborrecer nossa própria natureza, o preço de atentar para o seu ensino, o preço de adquirir entendimento, o preço de conservar a inteligência, de pensar antes de agir, de andar reto, de ser justo, prudente, simples, humilde... Coisas que muitas vezes contrariam o nosso ego humano. Mas assim como um pai que disciplina o seu filho ensinando o caminho certo, assim o sábio preserva a sua alma. Ele adquire entendimento porque a ama e sabe que não pode colocá-la no caminho do pecado. E quando preservamos nossa alma desviando do pecado, somos salvo. Observe que até aqui a Sabedoria tem nos mostrado como encontra a Vida, como encontrar a Salvação. O entendimento lhe mostra o que pode ser prejudicial a sua alma.
Assim como em nossa vida espiritual temos que nos desviar constantemente do mal, para alcançar a Sabedoria não é diferente. Quem ama cuida, ensina, educa. A Sabedoria nos ama e quem a busca ama a própria alma, pois, adquire o entendimento.
Temos aprendido até aqui vários ensinamentos preciosíssimos para a nossa vida e podem ter certeza que amar a nossa alma não deixa de ser importante. Não vale a pena viver desregradas por aí fazendo apenas o que satisfaz a nossa carne, viver sem disciplina e fazer tudo que der na teia. Onde vamos parar desse jeito? Com certeza não será no caminho da Vida Eterna!
Quando entendermos que a nossa carne nunca nos levará à caminhos bons, mas sempre irá querer o que nos levará a morte, então decidiremos buscar ainda mais a Sabedoria por amor a nossa alma.
Ame sua alma, não seja precipitada em suas decisões! Adquira conhecimento e viverá!
Na fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...