quarta-feira, 23 de julho de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 9 O banquete da Sabedoria


"O que repreende o escarnecedor traz afronta sobre si; e o que censura o perverso a si mesmo se injuria. Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e ele te amará. Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda; ensina o justo e ele crescerá em prudência." (Pv. 9; 7-9)
 Quem são os escarnecedores? Pessoas que zombam do ensinamento, pessoas que desprezam o ensinamento. São os famosos "sabe-tudo" que não aceitam repreensão. Quem tenta ensinar algo ao escarnecedor se aborrece porque ele zomba do ensino. Não considera o que está sendo lhe ensinado útil e por isso chegará uma hora que não haverá ninguém mais para lhe ensinar. O escarnecedor além desprezar o ensino, vive de sentimento! Ele não quer ser ensinado e sim ser apoiado no que faz e quando isso não acontece se sente desprezado. Ou seja, ele despreza o ensino e se sente desprezado.

O sábio acolhe o que lhe ensinam. Às vezes dói a repreensão, mas ele sabe que é para o seu próprio bem e por isso ama quem lhe ensina.
Assim é com Deus também; quantas pessoas desprezam Suas palavras, não atentam para as suas repreensões e confiam no seu próprio entendimento? Quer dizer, deixam de ouvir a voz de Deus para seguir no seu próprio entendimento. Aborrecem a Deus! E chegará um momento que Deus não irá mais repreender nem ensinar e então só poderá colher os frutos que seu conhecimento lhe trazer. O escarnecedor nunca estará disposto a contrariar suas vontades, muito menos sua carne. Ele só dará ouvidos a sabedoria quando essa estiver de acordo com as suas vontades.
Deus ama o sábio porque o sábio acolhe seus ensinamentos, o sábio guarda os mandamentos de Deus e os segue mesmo quando sua vontade for contrariada. O sábio sabe que se for guiado pelo próprio conhecimento, não colherá frutos bons. Ele sabe que na maioria das vezes terá que contrariar suas vontades para dar ouvidos a sabedoria. Ele sacrifica suas vontades para dar ouvidos à instrução que lhe é dada.
Agora a pergunta que não quer calar: quem temos sido? Escarnecedoras ou Sábias?
Existe algo que Deus tem te orientado e você O tem aborrecido? Você tem ouvido as instruções de Deus?
Deus nos orienta desde as coisas mais simples do dia a dia, até as decisões mais importantes da nossa vida. Infelizmente dentro de nós há uma natureza que não aceita o ensinamento de Deus. Essa natureza só se agrada com o que sente, com o que vê e quando atentamos mais para ela do que para a voz de Deus, aborrecemos a sabedoria.
Ser sábio não é se sentir sábio ou ter nascido sábio. Somos sábias quando decidimos ser sábias, quando ao invés de escolher a opção mais tentadora pensamos melhor e escolhemos ouvir a voz da sabedoria. Seja para qualquer momento da sua vida, desde a roupa que vestir até com quem irá casar sempre terá duas opções na sua frente e uma delas será a da sabedoria.
Como temos visto desde o primeiro capítulo, a sabedoria clama para ser ouvida e está a disposição de todos, então é injusto dizer que jamais conseguirá ser sábia! Todas nós podemos ser sábia, basta apenas tomarmos essa decisão.

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência." (Pv 9;10)
A verdade é que não conseguimos dar ouvidos a sabedoria quando estamos longe do temor de Deus. Se não tivermos em comunhão com Deus as propostas da necedade sempre chamarão mais a nossa atenção.
O temor de Deus é o princípio da sabedoria, pois, antes de buscarmos qualquer outra coisas temos que buscar a Deus. Deus é a nossa base e somente com Ele encontraremos vida.
Quando estamos em comunhão com Deus as nossas vontades não são capazes de nos dominar, vemos claramente qual é o melhor caminho não baseado na emoção e sim na razão. Mesmo que a nossa natureza nos peça para irmos por tal caminho, se esse caminho não for o melhor simplesmente decidimos ir pelo outro sem dar vazão a esses sentimentos. Tudo isso depende do que estamos decidindo. Se aborrecermos ao ensino que Deus nos tem dado, vamos seguir ao que nossos sentimentos desejarem. Se atentamos ao ensino de Deus, vamos seguir a Sua instrução mesmo que nossos sentimentos estejam contrários a isso.
O que você tem seguido? Tem aceitado as instruções da sabedoria ou tem desprezado o ensino?
Pense bem!
Na fé!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu blog, é muito edificante. Procurava uma explicação mais detalhada sobre Prov.9 e consegui chegar a conclusão que precisava. Obrigada, bjnhs.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...