sexta-feira, 11 de julho de 2014

Meditação do Livro de Provérbios - Cap. 8 A excelência da Sabedoria


"Não clama, porventura, a Sabedoria, e o Entendimento não faz ouvir a sua voz? No cimo das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas ela se coloca; junto às portas, à entrada da cidade, à entrada das portas está gritando: A vós outros, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens. Entendei, ó simples, a prudência; e vós, néscios entendei a sabedoria." (Pv 8; 2-5)
Novamente vemos que a sabedoria não está escondida e nem com difícil acesso, mas em lugares que em outras palavras, todos nós podemos estar. Então por que vemos tantas pessoas néscias e sem direção? Porque mesmo a sabedoria estando a disposição de todos nem todos a buscam. Muitos a desprezam e por isso vemos repetidas vezes o pedido para não desprezarmos a sabedoria e não esquecermos do ensino. Somente os que desejam a sabedoria antes de desejar qualquer outra coisa são os que a alcançam assim como fez Salomão. E depois teremos direção para buscar as demais coisas que desejamos.


"Ouvi, pois falarei coisas excelentes; os meus lábios proferirão coisas retas[...] Aceitai o meu ensino, e não a prata, e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido. Porque melhor é a sabedoria do que jóias, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela." (Pv 8; 6, 10-11)
Quem alcança a sabedoria possui uma riqueza que nem o ouro e nem a prata pode pagar. Como a Mulher V, existem milhares e milhares de mulheres por aí, mas a Mulher V ...ahh, essa é rara de encontrar e bem aventurado é quem a encontra! Quando você adquire sabedoria se torna diferente. Todos te veem diferente. Uma pessoa pode ser muito rica, possuir bens e ser bem conhecida, mas se não for sábia jamais será admirada pelo que é, somente pelo que tem.

"O temor do Senhor Consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço. Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria, eu sou o Entendimento, minha é a fortaleza. Eu amo os que me amam; os que me procuram me acham." ( Pv 8; 13-14,16)
Lembram no 1º Capítulo que dizia "O temor do Senhor é o princípio do saber"? Aqui vemos o que é o temor do Senhor. Ninguém pode alcançar a sabedoria se não seguir por caminhos retos e aborrecer muitas vezes a própria carne. É difícil ignorar nossos próprios sentimentos mas só assim alcançamos a sabedoria. Aborrecer o mal é não dar ouvidos ao que ele nos diz. Já viu aqueles desenhos onde a pessoa está diante de um problema e em cima de um ombro tem um anjinho e em cima do outro tem um diabinho e a pessoa tem que decidir a quem vai dar ouvidos? É bem assim que acontece em nossa vida. Toda vez que ouvimos a sabedoria aborrecemos o mal, pois, ele é o único interessado em nos fazer de néscias. Quando amamos a Sabedoria, ela de pronto de põe a nossa disposição assim como Deus.

"Ando pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo, para dotar de bens os que me amam e lhes encher os tesouros." (Pv 8;20-21)
Não foi assim com Salomão? A bíblia diz que nunca houve e nunca haverá homem mais sábio como Salomão, nem nunca houve e nunca haverá homem mais rico. Porque Salomão pediu sabedoria à Deus, é que Deus o abençoou. Salomão buscou sabedoria e isso o diferenciou de tantos outros reis de sua época. Os povos não vinham ver Salomão pelas suas riquezas e sim por sua sabedoria. Todos queriam ver o quão sábio era o Rei. Porém, para alcançar tudo isso Salomão teve de sacrificar. Apresentou mil holocausto à Deus e em seguida se humilhou diante da presença de Deus. Ele amou a sabedoria mais do que todas as coisas. Desejou-a mais do que o ouro e a prata e por isso alcançou.
Hoje em dia o nosso sacrifício é para aceitar a palavra, a repreensão, a instrução, o entendimento... Pois estamos cheios de "ah eu sei" "não precisa ficar me lembrando" "da minha vida cuido eu" "eu sei o que estou fazendo" e isso nos impede de alcançar a sabedoria. Já dizia Sócrates: só sei que nada sei! Isso porque ele acreditava que o verdadeiro sábio é aquele que se coloca na condição de eterno aprendiz. E veja se isso não é verdade, quando dizemos essas coisas como o exemplo acima nos fechamos em nosso próprio conhecimento, nos limitamos em nossa própria sensação de bem estar. Então quando vem os problemas não sabemos como agir e esse nosso conhecimento não nos ajuda a tomar as decisões certas.
Mais adiante vemos que quando Deus estava criando a Terra, a sabedoria já estava com Ele. "[...] então, eu estava com ele e era seu arquiteto, dia após dia, eu era as suas delícias[...]" (Pv 8;30)

"Feliz o homem que me dá ouvidos, velando dia a dia às minhas portas, esperando às ombreiras da minha entrada. Porque o que me acha acha a vida e alcança o favor do Senhor" (Pv 8; 34-35)
Essa vida está reservada para nós, que tem buscado a sabedoria, o ensino e o entendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...