quinta-feira, 31 de julho de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 24


"Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena." (Pv 24;10)
Quando é que me mostro fraco? Quando ao invés de tomar uma atitude para mudar a situação, eu fico me questionando e me lamentando. Fico procurando respostas para entender tudo aquilo e esperando sentir algo para mudar aquela situação.
Muitos querem se lamentar, querem se aliviar com o choro ou com a tristeza, querem criar mil desculpas para justificarem a situação e enquanto agirem assim, não terão forças para dar a volta por cima.

Se chorar ou se lamentar muda-se algo em nossa vida, creio que metade dos problemas que enfrentamos estariam resolvidos. As vezes, passamos por situações que jamais imaginamos passar e ao invés de agir, de ir pra cima e mudar aquela situação ficamos acanhadas como se estivéssemos esperando Deus chegar com a solução do problema para nos consolar.
Quantos são os que tem uma fé admirável quando estão bem, mas ao vir o dia da angústia nem parecem ser a mesma pessoa? Se abatem, mudam o semblante e vivem dias tristes? Não resolvem o problema, mas deixam a poeira abaixar para não lutarem contra ele e, por isso, vivem altos e baixos em sua fé.
Eu sei que tem problemas e dificuldades que nos pegam desprevenidas e nos deixam sem direção por um momento, mas o que não pode é ficarmos abatidas diante desse problema.
Quando é que sou forte no dia da angústia? Quando coloco a minha fé em ação, quando entendo que ficar chorando e se lamentando não vai resolver nada.
Chorar pelo seu casamento não adianta, chorar pela sua vida sentimental não adianta, chorar pela destruição da sua família, não adianta, chorar por um problema de saúde ou financeiro não resolve nada!
O que resolve é partirmos pra cima do problema, é agir a fé. A nossa força está na nossa fé e quando agimos de sentimento diante de um problema é onde a fé fica neutralizada e nossa força é pequena.
A palavra de Deus é o alimento da nossa fé e ela nos mostra sua eficácia diante de qualquer problema, então pra que se lamentar? É claro que a teoria é bem mais fácil que a prática, mas tudo é questão de decisão! Até quando você vai suportar o dia da angústia? Até quando você verá o seu problema pelo seu ângulo? Quando olhamos para o problema com olhos naturais, é claro que ele será bem maior que nós. Mas, quando olhamos para o problema com os olhos da fé, vemos o quão insignificante ele é.
Por que Davi venceu o gigante Golias? Porque ele olhou pra Golias com os olhos da fé. A revolta que estava dentro dele, pela afronta que recebeu dos filisteus foi que lhe deu forças para lutar. O povo de Israel vivia dias de angústias pelas ameaças dos filisteus. O próprio rei Saul vivia atormentado por um espírito maligno - mas Davi não ficou se lamentando, não ficou se questionando com Deus, ele foi pra cima do problema! Davi era apenas um menino e teve a coragem que soldados do exército de Israel não teve e esses foram os que, quando Davi se dispôs a lutar desacreditaram dele.
O final da história você já conhece. Davi venceu a Golias com apenas uma pedrada. Agora eu te pergunto: que diferença há entre você e Davi, entre o seu problema e Golias? Todos desacreditavam de Davi, mas investiram nele porque ele foi o único que se dispôs a lutar. Talvez muitos tem desacreditado de você, tem menosprezado o seu sonho, mas e você, vai se mostrar fraco?
É hora de agir a sua fé, parar de se lamentar pelos problemas e pelo estado que está a sua vida e ir a luta. Enquanto você se considera fraca e incapaz, a afronta do diabo está envergonhando você! A pergunta que fica para você pensar é: até quando????

10 comentários:

  1. Hô glória!muito forte! Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Aleluia. Palavra linda e vindo do céu. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. Palavras de encorajamento para nossas vidas diante de Deus, temos que cada dia viver isso para não se tornamos frouxo na hora da nossas angústia.
    Dia de paz e a misericórdia do eterno.

    ResponderExcluir
  4. Amei o estudo Deus falou Grandemente comigo. Que Deus continue lhe abençoando hj e sempre ♥️

    ResponderExcluir
  5. Tirando o erro de português a dissertação não está correta! Então mais o pior é a garf, em afirmar que chorar não adianta nada, ora Ana chorou, Jeremias chorou, Jesus chorou, enfim o choro faz parte do clamor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você fosso espiritual entenderia, está palavra
      Não está falando que não devemos chorar, está falando para aqueles que vivem reclamando e não fazem nada para mudar a situação..
      Ore mais e peça a Deus Entendimento..
      Fica na paz..

      Excluir
  6. A alegria do Senhor é a nossa força.

    ResponderExcluir
  7. Eu vim guiado pelo Espírito Santo pra medir nesse texto, Deus abençoe vc hj e sempre!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...