quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Meditações do Livro: O Senhor e o servo (2º capítulo)


Capítulo 2: O caráter de um servo

“O servo é considerado inútil mesmo que faça aquilo que lhe é ordenado; já o servo útil é aquele que, além de fazer o que lhe foi confiado, aplica-se com amor e dedicação, de sorte que coloca toda a sua força e a sua vida ao serviço do Senhor.”
Sempre ouvi falar que o servo bom e útil era aquele que fazia além do que lhe era ordenado, porém, se pararmos para analisar isso nem sempre é sinal de que a pessoa é um bom servo, pois, muitos fazem tanto pra Deus, mas, a intenção do seu coração não é boa e se preocupam mais com o que fazem do que com o que são. O servo mostra que é útil quando faz o que lhe foi ordenado com amor e não por obrigação, quando se empenha a cumprir aquela ordem da melhor forma possível e não se mede esforços para alcançar esse resultado. O servo bom e fiel é aquele que se dedica que se sente honrado mesmo sem merecer por ter recebido tal oportunidade de servir ao seu Senhor e por isso ele multiplica o que lhe foi confiado para que outras pessoas tenham esse mesmo prazer de servir o Senhor Jesus. Fazer por fazer qualquer um faz, mas fazer com amor, ter a intenção de agradar a Deus, se dedicar e colocar toda a força para servir a Deus, isso só um servo que ama o seu Senhor faz.

“Devemos entender que o servo bom é aquele que manifesta um caráter idêntico ao do Senhor. Muitas vezes, o servo demonstra fidelidade na sua vida e pensa que isso já é o bastante. Alguns apresentam uma fidelidade tão marcante e tão forte que chegam a pensar que seus deslizes de conduta são justificados.”

O servo bom e fiel é aquele que morreu para o mundo, sepultou sua velha criatura e decidiu entregar toda a sua vida pra Deus, adquirindo assim a natureza divina do Senhor Jesus. A partir daí, ele manifesta todas as característica de um caráter idêntico ao do Senhor Jesus e segue sua vida pautada na Palavra de Deus. Existem aqueles que não adquirem o caráter de Deus em suas vidas e crê que pelo fato de estarem a serviço de Deus e por cumprirem as obrigações mais básicas da vida cristã estão justificados. De tempos e tempos cometem erros e “pecadinhos” e se justificam por tudo que já fizeram a Deus, porém, não possuem o caráter de Deus em suas vidas muito menos, temem o Senhor Jesus, pois, os que carregam dentro de si o temor do Senhor se desviam de tudo que seja nocivo a fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...