quinta-feira, 3 de abril de 2014

Tirando Dúvidas: Como sei se é Amor ou Paixão?



"Olá, sempre ouvi muito falar de Amor ou Paixão e que um não tem nada haver com o outro. Como sei se o que está dentro de mim por uma outra pessoa é amor ou paixão?"
Amiga.

Olá queridas, tenho recebido emails para tirar dúvidas e para dar orientações. Como prometi, sempre que eu achasse que uma dúvida poderia ajudar a mais pessoas, responderia como um post no blog, preservando sempre a pessoa que me escreveu.

Pois bem, realmente o Amor não tem nada haver com a Paixão. Um envolve o sentimento mas não é um sentimento e o outro é puro sentimento.
A diferença entre o Amor e a Paixão é simples: o Amor começa na mente e para no coração. A Paixão começa no coração e para na mente.
Quando uma pessoa se apaixona, ela é guiada pelos sentimentos e emoções. Ela vive aquele sentimento intensamente e faz qualquer coisa por aquela paixão. Ela não quer saber do depois e sim do agora, o futuro pouco importa para ela e ela está disposta a passar por cima de tudo e todos movida por aquele sentimento. A paixão não te deixa esperar, ela não te deixa perder tempo. Tudo acontece muito rápido e você não percebe o que está fazendo nem como está se envolvendo. A paixão se alimenta de palavras doces por mais falsas que sejam, de gestos que a pegam de surpresa e não acredita na realidade dos fatos e faz a pessoa se entregar 100% aquele sentimento. Sem reservas, sem precaução, sem limites, sem freios.
A pessoa se sujeita a várias situações em nome do que ela acredita ser amor. Ela não está nem aí se o namorado mente pra ela, ele sempre reconhece que errou (e sempre volta a mentir também). Ela sabe que ele a maltrata e aquele tapa que ele deu nela, foi puro nervosismo (e em todas as brigas ele fica nervoso). Ele a diminui como mulher e diz que está com ela por dó (e acredita nisso ficando toda insegura).
A questão aqui não é as situações e sim o que a paixão te faz pensar que é amor. A paixão sempre te fará inferior, sempre irá diminuir o seu valor mediante certas situações que vier passar e somente quando tudo estiver por água abaixo é que a pessoa conseguirá pensar e ver que, tudo aquilo só fez mal para ela. E a paixão um dia acaba, morre e não renasce mais. Todo aquele sentimento se transforma em frustrações e pensamentos como: o que eu fiz da minha vida?
Muitas pessoas se deixam levar pelas paixões da vida e desejam colher frutos do Amor. Quando isso não acontece soltam a famosa frase: amor entre homem e mulher não existe. Eu não acredito mais no amor.
E então, o que é o Amor??
O Amor começa na mente e para no coração. Isso quer dizer que ele não é movido pelos sentimentos e sim pela razão. Sim, pela razão. O amor é uma decisão. Quando se ama alguém, é uma decisão de amar. Essa decisão é que te fará passar por todos os problemas e que sustentará a relação sem pensar em sair pela porta dos fundos. O amor não pensa só no agora e fica a Deus dará no futuro, ele semeia agora para colher no futuro. Ele tem o tempo certo para cada coisa.
O amor não te deixa vulnerável a situações que te diminuam, mas ele te fará crescer e aumentar o seu valor. O amor é como um jardim, você tem que cuidar, regar, plantar e não deixar o que faz mal entrar. Esse é o sacrifício para que seu jardim seja belo, assim como o amor. Dia após dia sempre haverá um sacrifício a ser feito.
O amor é paciente, é benigno. Te faz bem realmente e não é ilusão. O amor te deixa segura, confiante e sempre mantém um equilíbrio. O amor não esconde os defeitos da outra pessoa, pelo contrário, ele te mostra, mas sempre te fará lembrar das virtudes que a outra pessoa tem e os defeitos dela até cooperam pois nada é perfeito.
O amor vem de Deus e você não precisa de uma teoria para conhecê-lo. Quando você conhece o Autor dele, você sabe que entre você e a outra pessoa ele existe.
E pelo amor ser uma decisão, você sabe qual caminho trilhar e aí que se chega no coração onde envolve o sentimento. Aquele sentimento bom de se estar amando rs'...
Dois caminhos que parecem ser iguais, dependendo de onde se começa... mas não é.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...