sexta-feira, 7 de junho de 2013

Noite da Salvação com Bp. Gilmar Rosa

O reinado de Manassés 

"Tinha Manassés doze anos de idade quando começou a reinar e cinquenta anos reinou em Jerusalém. Fez o que era mau perante o Senhor, segundo as abominações dos gentios que o Senhor expulsara de suas possessões, de diante dos filhos de Israel." (2 Crônicas 33)

Manassés era ainda muito jovem quando começou a reinar em Jerusalém. Que cabeça tem uma criança de 12 anos? Era imaturo, inexperiente ainda para ocupar tal cargo. Mas naquela época existia a monarquia (forma de governo que o rei mantem-se no cargo até a morte), e dentro da monarquia existia a dinastia que faz do primogênito o rei sucessor. Por isso Manassés mesmo sem experiência assumiu o reinado do pai, pois ele era o primogênito. Assim como Manassés era imaturo e inexperiente para tal posição, existem muitas pessoas na igreja. Não recebem as bençãos que pedem por não estarem preparadas, por serem imaturas, serem crianças na fé.
 Continuando a ler a história de Manassés, percebemos o quão horrível ele foi no seu reinado fazendo tudo que o Senhor ordenara para não fazer.
"Fez o que era mau perante o Senhor, segundo as abominações dos gentios que o Senhor expulsara de suas possessões, de diante dos filhos de Israel." (2 Crônicas 33;2)
"Pois tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, havia derribado, levantou altares aos baalins, e fez postes-ídolos, e se prostou diante de todo o exército dos céus, e o serviu." (2 Crônicas 33;3)
"Edificou altares na Casa do Senhor, da qual o Senhor tinha dito: Em Jerusalém, porei o meu nome para sempre." (2 Crônicas 33;4)
"queimou seus filhos como oferta no vale de Hinom, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçarias, tratava com necromantes e feiticeiros e prosseguiu em fazer o que era mau perante o Senhor para o provocar a ira." (2 Crônicas 33;6)
"também pôs a imagem de escultura do ídolo que tinha feito na Casa de Deus [...] Manassés fez errar a Judá e os moradores de Jerusalém, de maneira que fizeram pior do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel." (2 Crônicas 33;8-9)
Vemos que o tempo passou mas Manassés continuou a pecar contra Deus. Estava tão cego que chegou a queimar os próprios filhos como oferta. Sua direção vinha de adivinhações e chegou a tratar com necromantes (pessoas usadas por espíritos malignos como se fossem um parente ou alguém que já morreu para visitar a pessoa que procura por isso). Tudo para provocar a ira de Deus, como se não bastasse pôs uma imagem do ídolo dentro da Casa de Deus.
Depois de tudo isso, o Senhor ainda falou com Manassés mas ele nem deu ouvidos.
"Pelo que o Senhor trouxe sobre eles os príncipes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés com ganchos, amarram-no com cadeias e o levaram a Babilônia." (2 Crônicas 33;11)
Manassés teve uma oportunidade e não aproveitou. Somente quando sofreu na pele as consequências do que havia feito foi que ele se voltou a Deus.
"Ele, angustiado, suplicou deveras ao Senhor, seu Deus, e muito se humilhou peante o Deus de seus pais; fez-lhe oração, e Deus se tornou favorável para com ele, atendeu-lhe a súplica e o fez voltar para Jerusalém, ao seu reino; então reconheceu Manassés que o Senhor era Deus." (2 Crônicas 33;12)
Manassés mesmo depois de tudo o que fez, foi atendido por Deus, por que? Porque ele se humilhou, se arrependeu. Enfatizamos que ele muito se humilhou, ou seja, não foi na primeira oração que Deus o atendeu, ele teve que mostrar que estava realmente arrependido aí sim Deus se tornou favorável a ele. E podemos ver esse arrependimento nos próximos versículos:
"Tirou da Casa do Senhor os deuses estranhos e o ídolo, como também todos os altares que edificara no monte da Casa do Senhor e em Jerusalém, e os lançou fora da cidade. Restaurou o Altar do Senhor, sacrificou sobre ele ofertas pacíficas e de ações de graças e ordenou a Judá que servisse ao Senhor, Deus de Israel." (2 Crônicas 33;16)
Não importa o que você tenha feito até antes de chegar aqui. Você pode ter cometido o crime mais absurdo, mas se você de fato e de verdade se arrepender e se humilhar na presença de Deus, Deus se torna favorável a você, porque Ele não olha para o seu passado e nem para o seu futuro, Ele quer saber é do agora, do seu presente. E se você morrer hoje, pra onde vai a tua alma? E não adianta buscar bençãos se não tiver a direção de Deus, pois aquela benção pode se tornar uma maldição.
Neste momento você terá a chance de se humilhar na presença de Deus, contar a Ele tudo o que tem feito até aqui e se arrepender para daqui em diante começar uma vida nova. Não perca essa oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...