segunda-feira, 3 de junho de 2013

Os pecados da língua e o dever de refreá-la



" Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. [...] Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros do corpo, e contamina  o corpo inteiro. [...] De uma só boca procede benção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?" ( Tg 3;2-6-11)

Quem nunca se machucou com uma palavra? Pois é, uma palavra pode tanto salvar uma pessoa como pode mandá-la diretamente para o inferno. Já viu algum caso de pessoas que saíram da igreja por palavras mal ditas, por fofocas, disse-me-disse e etc? Claro que é o dever de cada um guardar seu coração e olhar somente pra Jesus, mas não sabemos a condição espiritual de cada um. Aparências sempre enganam e não podemos confiar.
Por isso é dever de cada um temperar muito bem as palavras de sua boca. Se não vai abençoar, não fale! Se não vai ajudar, não fale! Se não for pra levantar uma pessoa, será mais útil o seu silêncio!
Isso serve principalmente para nós mulheres que somos facilmente tentadas a usar a nossa língua para nos defender. A mulher tem o poder de influenciar em tudo. Uma palavra mulher, pode mudar seu marido, seu filho, sua filha, sua casa, sua família!

"Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?"

Como pode algo assim? Que tipo de fonte temos sido? Será que estamos nos deixando contaminar por algo? Como pode uma pessoa evangelizar dizendo: Jesus te ama, pode ir do jeito que está que ninguém vai te julgar, estamos lá pra te ajudar! Mas dentro da igreja julga meio mundo pela roupa, pelo falar, pelo jeito?
Não, isso está errado! Nossa boca tem que ser fonte de palavras doces, palavras de incentivo, palavras de ajuda, palavras de amor, palavras de apoio, palavras de fé, palavras certas! Por isso devemos vigiar constantemente no que falamos, como falamos, com quem falamos e do que falamos para nossa língua não ser uma ferramenta útil pro diabo. Você é capaz de controlar o que sai da sua boca, basta querer!
Não vale a pena usar palavras ofensivas para se defender de algo ou alguém. Deus só agi em uma situação quando damos espaço pra Ele agir.

Se você é uma pessoa que "não tem papas na língua" que "não leva desaforo pra casa" que "não aceita ficar por baixo" que "é sincera e o que tem que falar, fala mesmo, doa a quem doer" tenho uma pergunta a te fazer: Será que o Espírito de Deus habita em você? Deus não julga ninguém, e por que temos julgado? Aonde está o amor ao próximo? Onde que entra o versículo que Jesus disse para amar os nossos inimigos e orar pelos que nos perseguem? Não amiga, isso não é demais! Essa é umas das diferenças entre os que servem a Deus e os que não servem.
Vamos glorificar a Deus, vamos fazer da nossa boca fonte de vida tanto para os de casa, como os da igreja, do trabalho, da escola, dos necessitados enfim de todos ao nosso redor.
Peça pra Deus primeiramente limpar seu coração, seus pensamentos de tudo que não O glorificar. Fale pra Ele que você deseja ser uma fonte de vida para todos ao seu redor, que Ele possa derramar porção dobrada do Espírito d'Ele de mansidão e domínio próprio. Que Ele venha te ensinar a temperar a suas palavras e te orientar todas as vezes em que uma palavra não for útil na vida de uma pessoa.

Faça sua parte: Todas as vezes que vir a tentação de falar, atacar alguém com suas palavras, conte até 10,20,100, tudo para que a raiva não te traga arrependimento depois. Decida não falar nada de negativo a ninguém, Resista a tentação. No início pode parecer difícil mas se você passar por essa fase, as outras serão mais fáceis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...