quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 29


"A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe." (Pv 29;15)
Muitos se desviam do ensino e preferem seguir "livres" em suas escolhas. É como se quisessem apenas seguir em frente sem precisar de uma direção e ainda assim querer chegar ao lugar que desejam, porém isso é impossível! Para tudo em nossa vida é necessário uma direção. Aonde você for terá que seguir em um caminho e se quiser seguir sem direção nunca chegará a lugar nenhum. Assim, para alcançarmos a sabedoria é necessário seguirmos em seu caminho, obedecer sua instrução, ter disciplina e aceitar ser repreendido.

Não há outro meio de alcançar a sabedoria se não for pelo ensino e pela disciplina. Quem tem tudo o que quer com facilidade jamais alcançará a sabedoria ou ao menos se interessará em buscá-la. Desde pequenos somos repreendidos e aprendemos muitas coisas, com certeza se nossos pais não nos ensinasse o que sabemos hoje estaríamos perdidas e sem direção. Se fazemos apenas o que temos vontade não podemos esperar receber grandes coisas.
Quem está na busca pela sabedoria tem que ter disciplina, tem que aceitar repreensão. Não há outro caminho e outro método, tem que ter esforço, tem que ter empenho. Caso contrário será feito apenas o que tiver vontade. É como uma criança que os pais não impõe limites e deixa fazer tudo o que quer, é só a criança fazer uma birrinha que lá está os pais realizando os desejos dela. Se compadecem por ser apenas uma criança e crê que com o tempo ela irá mudar. Mais insensatos são os pais do que a própria criança. Lá na frente quando essa criança for adulta e trazer vergonha para os pais, eles se perguntam: aonde erramos?
Se uma criança que é entregue aos seus caprichos é capaz de trazer tamanha vergonha a sua mãe, imagine a pessoa que se desvia do ensino de Deus e fica entregue apenas ao que lhe dar prazer, como deve envergonhar a Deus. Você pode falar muitas coisas a respeito de Deus, pode saber bem quais palavras usar e tudo mais, mas o que realmente mostra se você é de Deus ou não é o que você é e o que você faz.
Você pode estar na igreja a séculos e dentro de você estar entregue ao seu próprio eu, só lembrando de Deus quando o sapato aperta. Dentro de si não há espaço para a voz de Deus, tudo que deseja seguir é as suas próprias vontades mesmo sabendo que não coincidem com a vontade de Deus.
O caminho não é ruim de seguir, pelo contrário, é bom - mas ao final dele virá o que é amargo e então, sem Deus, perdida e não podendo voltar, a quem irá clamar?
Quem se desvia da repreensão entra no caminho da morte e o que se desvia da insensatez entra no caminho da vida. Duas escolhas, dois caminhos.
Qual você irá seguir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...