quinta-feira, 31 de julho de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 25


"Não te glories na presença do rei, nem te ponhas no meio dos grandes; porque melhor é que te digam: Sobe para aqui!, do que seres humilhado diante do príncipe." (Pv 25;7)
Esse é um fato que acontece no nosso meio. Há aquelas pessoas que, quando estão perto de uma autoridade na igreja ou até mesmo no trabalho começam a se gloriar, a se exaltarem e tentam passar uma imagem de que são mais capacitadas do que todos os outros ao redor. Tudo o que fazem é para chamar a atenção dessas pessoas e para que essas, venham o gloriar também.

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 24


"Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena." (Pv 24;10)
Quando é que me mostro fraco? Quando ao invés de tomar uma atitude para mudar a situação, eu fico me questionando e me lamentando. Fico procurando respostas para entender tudo aquilo e esperando sentir algo para mudar aquela situação.
Muitos querem se lamentar, querem se aliviar com o choro ou com a tristeza, querem criar mil desculpas para justificarem a situação e enquanto agirem assim, não terão forças para dar a volta por cima.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Meditação no Livro Provérbios - Cap. 23


"Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á também o meu; exultará o meu íntimo, quando os teus lábios falarem coisas retas." (Pv 23;15-16)
Um coração sábio é o que guarda a sabedoria é o que não perde tempo com sentimentos vazios que não lhe acrescentam em nada. É um coração que não se deixa levar pelos impulsos de suas vontades, pois, está controlado não por sentimentos mas pela razão. É um coração que está segundo o coração de Deus e por isso o coração de Deus se alegra com Ele. Deus se alegra quando nosso coração está segundo o coração d'Ele, pois, Ele encontra espaço para realizar os Seus planos em nossa vida e sabe que não iremos agir segundos nossas próprias vontades.

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 22


"O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra, e vida." (Pv 22;4)
O que é mais fácil hoje em dia: uma pessoa ser humilde ou orgulhosa?
Com certeza, o orgulho é o que fala mais alto dentro de muitas pessoas e elas sempre lhes dão ouvidos. Isso porque muitos associam humildade com fraqueza e pensam que se forem humildes diante de uma situação saíram perdendo. Nesse versículo podemos dar o exemplo de José filho de Jacó, que além do coração bom que possuía, era humilde. E que tal falarmos do nosso Senhor Jesus que nos deixou o maior exemplo de humildade ao lavar os pés dos discípulos? Ele poderia nos ensinar a ser humildes somente com Suas palavras, mas Se fez um exemplo com uma atitude que ninguém esperava.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 21


Olá graciosas, andei sumida née? Mas é que esse mês passou tão rápido que me perdi no tempo e nesses dias andei colocando em ordem minhas tarefas que estavam atrasadas (quem nunca?! rsrs') mas hoje vamos dar continuidade as meditações no Livro de Provérbios e hoje estamos no Capítulo 21.

"Quem ama os prazeres empobrecerá, quem ama o vinho e o azeite jamais enriquecerá." (Pv 21;17)
A pessoa que ama os prazeres é aquela que não tem responsabilidades com os seus deveres e prefere sempre fazer o que lhe agrada do que fazer aquilo que não lhe dará prazer. É a pessoa que cumpre as suas responsabilidades porque tem que cumprir, mas sempre que surge um convite para ter algum lazer, ela larga tudo e vai. Foge de experiências, foge do ensino, foge do sacrifício! Como poderão conquistas algo se não lutam para conquistar?

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Minha experiência no Templo de Salomão!


Olá graciosas,
Estou preparando as meditações do Livro de Provérbios que estão um pouco atrasadinhas rs', mas hoje vim aqui para compartilhar algo extraordinário com vocês, sim, algo extremamente extraordinário que foi a minha experiência no Templo de Salomão! Só quem foi irá saber do que estou falando, e para quem ainda não foi, mas já está contando os dias para irem só tenho a dizer uma coisa: será O MELHOR dia da vida de vocês!!!

Ao fechar meus olhos ainda posso sentir tudo que vivi ontem, dia 21 de julho de 2014. Um dia antes estava preparando o meu uniforme e dentro de mim não via a hora de chegar o dia 21. Acordei várias vezes a noite com medo de perder a hora rs' e antes mesmo do relógio despertar eu já estava de pé. Sinceramente, parecia que era o dia do meu casamento, pois, cada segundo que passava ficava mais ansiosa para chegar o Grande Momento. Fiz questão de preparar desde a roupa que ia vestir até o mais íntimo do meu ser em consagração ao Meu Deus. Chegando à IURD para encontrar os obreiros minha alegria era notada com um bom dia daqueles que ninguém esquece. Ajudei minhas lindas companheiras a terminarem de se preparar e tiramos algumas fotos.

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 20 Dois pesos e duas medidas


"Quem pode dizer: purifiquei o meu coração, limpo estou do meu pecado? Dois pesos e duas medidas, uns e outras são abomináveis ao Senhor. Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações, se o que faz é puro e reto." (Pv 20;9-11)
Já havia feito um post falando a respeito desse versículo que considero ser muito forte. E aqui novamente venho meditar nele. Dois pesos e duas medidas! O que se entende por isso? Entende-se por dois casos idênticos com critérios diferentes, ou seja, com pensamentos diferentes.

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 19


"Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado." (Pv 19;2)
A pessoa precipitada é aquela que não tem domínio, que age por impulso. Já dizia minha vó: a cabeça que não pensa o corpo que padece. Assim é quando tomamos uma atitude sem pensar em suas consequências, a exemplo do pecado. Se pensássemos antes de pecar, não pecaríamos, pois, as consequências pesariam mais que o prazer e não valeria o preço a ser pago por tal ato.

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 18 O poder da Língua


"Águas profundas são as palavras da boca do homem, e a fonte de sabedoria, ribeiros transbordantes." (Pv 18;4)
Dentre tudo que devemos vigiar a principal das coisas deve ser as nossas palavras. Nossas palavras tem um poder o qual não nos damos conta e que pode tanto salvar uma pessoa como também pode jogá-la no inferno. Deus é o único que conhece o coração de cada uma de nós além de nós mesmas, mas nossas palavras são tão profundas que, mesmo ditas num momento qualquer serão lembradas pelo resto da vida.

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 17


"A sabedoria é o alvo do inteligente, mas os olhos do insensato vagam pelas extremidades da terra." (Pv 17;24)
Ao longo desse meditação no Livro de Provérbios vemos claramente a diferença entre o sábio e o insensato. Seus caminhos são diferentes e um não encontra prazer no caminho do outro. 
Quem são os sábios? Sábios são aqueles que se fazem sábios! Se fazem sábios porque decidem andar no caminho da sabedoria, porque buscam a sabedoria e não desprezam o conhecimento. Escolhem o certo porque têm direção e não porque sentem que é o certo.

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 16


"Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos." (Pv 16;3)
Sabe quando tomamos uma atitude de mudar, de lutar por algo que parece ser um caso perdido onde muitas vezes, temos mais pessoas contra do que a favor e mesmo tomando essas decisões não se vê nenhuma chance dessa situação realmente mudar? Pois bem, aqui está o segredo. "Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos." Seja qual for a situação que você deseja ver uma mudança não inicie esse processo sozinha novamente, mas confie em Deus e trabalhe com Ele. Deus sonda os nossos corações e conhece cada um dos nossos propósitos, como diz esse versículo "O além e o abismo estão descobertos perante o Senhor; quanto mais o coração dos filhos dos homens!" (Pv 15;13)

Meditação no Livro de Provérbios Cap. 15


"A resposta branda, desvia o furor; mas a palavra dura suscita a ira." (Pv 15)
Está aqui uma atitude de quem é sábio. Temos a velha mania de responder as pessoas da mesma forma que elas falam conosco. Se ela for gentil, seremos gentil. Se ela for grossa, seremos mais grossa ainda. E talvez esse é o motivo de haver tantas discordâncias no mundo. Às vezes a pessoa nem fala algo intencional, mas já respondemos a altura e depois vem as consequências como diz a segunda parte do versículo "a palavra dura suscita a ira." Minha vó dizia uma frase que é verdade: não brigam dois se um não quer. Mesmo que a pessoa esteja na intenção de brigar e formar aquela situação desagradável, a maneira como responderemos pode desviar toda aquela raiva ou euforia que ela tiver. Brando significa macio, meigo, leve. E isso desmonta até o mais valente! Observe que é uma decisão que a pessoa faz de agir diferente e assim também é com a Mulher V.

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 14 A mulher sábia edifica a sua casa


" A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba." (Pv 14)
Como temos falado ao longo desses dias, quem adquire sabedoria é abençoado em todos os sentidos. Toda mulher tem o poder de influência na vida dos que a rodeiam. Tal poder pode edificar uma casa ou derribá-la completamente. O que difere tais resultados é somente uma coisa: a sabedoria dessa mulher. Edificar significa: levantar, construir, formar. Ou seja, a mulher sábia ela levanta a sua casa, ela constrói a sua casa.

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 13


"O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína." (Pv 13;3)
Sabe aquele momento que você percebe que falou mais do que devia? Bate um arrependimento née! E o pior é que não tem como apagar o que foi dito. Palavras são que nem o tempo, nunca voltam para serem apagadas. Lá em Tiago 3;2 está escrito assim "Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo."

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 12


"A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos." (Pv 12;4)
Como pode uma mulher ser podridão nos ossos de seu marido? Como pode a mulher ser tão influente a tal ponto em sua vida? Muitas mulheres reclamam de seu casamento sem saber o poder que tem. A bíblia diz que "o marido pode ser ganho sem palavra alguma de sua esposa, por meio do seu procedimento" (1 Pe 3).

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 11


Olá graciosas,
Os versículos do capítulo 10 em diante não tem a mesma ligação como os anteriores. Então irei pegar de 3 a 4 versículos que mais me chamaram a atenção e venho aqui compartilhar com vocês. Tenho certeza que cada versículo nos traz grandes ensinamento, porém, os post ficam muito longos e não queremos apenas ler e sim meditar e aplicar em nosso dia a dia não é mesmo?! Espero que estejam gostando e continuem mandando os emails rs' na medida do possível estou conseguindo responder a todas. Dúvidas e Orientações.

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 10


"A boca do justo é manancial de vida, mas na boca dos perversos mora a violência" (Pv. 10;11)
Seja para qualquer pessoa, em qualquer circunstância, o justo sempre terá palavras de vida!
Cada um dá o que tem, não posso dar o bem se estou mal, tampouco posso dar o mal se estou bem. O justo anda reto, se desvia do mal e tem comunhão com Deus, poderia ser sua boca manancial de morte? Suas palavras são agradáveis nos ouvidos de quem as ouvem. As palavras do justo sempre irão levar vida as pessoas independente do que ele tem recebido. Ao contrário do perverso que sempre está pronto para acusar, ofender e machucar alguém e suas maiores vítimas são as que convivem com ele. Não importa o que tem recebido, ele dá o que está dentro dele, o que mora em sua boca que é a violência e o mal.

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 9 O banquete da Sabedoria


"O que repreende o escarnecedor traz afronta sobre si; e o que censura o perverso a si mesmo se injuria. Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e ele te amará. Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda; ensina o justo e ele crescerá em prudência." (Pv. 9; 7-9)
 Quem são os escarnecedores? Pessoas que zombam do ensinamento, pessoas que desprezam o ensinamento. São os famosos "sabe-tudo" que não aceitam repreensão. Quem tenta ensinar algo ao escarnecedor se aborrece porque ele zomba do ensino. Não considera o que está sendo lhe ensinado útil e por isso chegará uma hora que não haverá ninguém mais para lhe ensinar. O escarnecedor além desprezar o ensino, vive de sentimento! Ele não quer ser ensinado e sim ser apoiado no que faz e quando isso não acontece se sente desprezado. Ou seja, ele despreza o ensino e se sente desprezado.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Meditação do Livro de Provérbios - Cap. 8 A excelência da Sabedoria


"Não clama, porventura, a Sabedoria, e o Entendimento não faz ouvir a sua voz? No cimo das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas ela se coloca; junto às portas, à entrada da cidade, à entrada das portas está gritando: A vós outros, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens. Entendei, ó simples, a prudência; e vós, néscios entendei a sabedoria." (Pv 8; 2-5)
Novamente vemos que a sabedoria não está escondida e nem com difícil acesso, mas em lugares que em outras palavras, todos nós podemos estar. Então por que vemos tantas pessoas néscias e sem direção? Porque mesmo a sabedoria estando a disposição de todos nem todos a buscam. Muitos a desprezam e por isso vemos repetidas vezes o pedido para não desprezarmos a sabedoria e não esquecermos do ensino. Somente os que desejam a sabedoria antes de desejar qualquer outra coisa são os que a alcançam assim como fez Salomão. E depois teremos direção para buscar as demais coisas que desejamos.

Meditação do Livro de Provérbios - Cap. 7 Mais advertências contra a mulher adúltera


"Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos. [...] Porque da janela da minha casa, por minhas grades, olhando eu, vi entre os jovens um que era carecente de juízo, que ia e vinha pela rua junto à esquina da mulher estranha e seguia o caminho da sua casa, à tarde do dia, no crepúsculo, na escuridão da noite, nas trevas." (Pv 7; 6-7)
Mesmo com a palavra do capítulo 5 e 6 vemos aqui um jovem que age como muitas outras pessoas. São avisados mas mesmo assim se estreitam ao caminho do pecado. Muitos se acham fortes o suficientes para resistir e são como esse jovem, carente de juízo. São como uma criança curiosa que se afasta do olhar dos pais e andam por caminhos novos, caminhos talvez que os pais disseram para não passar por lá e lá vai ela curiosa conhecer, mas o que ela não sabe é que independente de qual seja a intenção de seu coração o perigo sairá ao seu encontro.

Meditação no Livro de Provérbios - Cap.6


"Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para cruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado." (Pv. 6;6-11)
Uma pessoa preguiçosa jamais alcançará a sabedoria, pois, será árduo demais para ela encontrá-la e facilmente achará desnecessário. O preguiçoso aceita todos os tipos de sentimentos, pode ter várias coisas para fazer num dia, mas sempre cederá aos caprichos de suas vontades. Se perguntar ao preguiçoso se ele deseja ser feliz, a resposta é sim. Torne a perguntar o que ele faz pra ser feliz e lhe dê um tempo a mais para que possa pensar numa resposta que lhe será satisfatória.

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 5 Advertência contra a lascívia


"Filho meu, atende a minha sabedoria; à minha inteligência inclina os ouvidos para que conserves a discrição, e os teus lábios guardem o conhecimento; porque os lábios da mulher adúltera destilam favos de mel, e as suas palavras são mais suaves do que o azeite; mas o fim dela é amargoso como o absinto, agudo, como a espada de dois gumes. Os seus pés descem à morte; os seus passos conduzem-na ao inferno. Ela não pondera a vereda da vida; anda errante nos seus caminhos e não o sabe." (Pv. 5; 2-6)
Já repararam que todas as vezes que lemos Provérbios os versículos iniciam com pedidos para guardarmos a sabedoria? Será que não bastava somente o que foi escrito no primeiro capítulo? Com certeza não!

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 4 Exortação paternal

"[...] Retenha o teu coração as minhas palavras; [...] Retém a instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida." (Pv 4;4/ 4;13)
Não sei como conseguimos viver sem conhecer a sabedoria rs'. Nesses últimos dias tenho aprendido tanto que quero falar pra todo mundo que vejo sobre a sabedoria. Colocamos tanta força pra conseguirmos as coisas nessa vida que acabamos não ligando para o que é mais importante, a sabedoria.
A todo instante vemos a insistência de Salomão ao pedir que não deixemos e nem venhamos esquecer da sabedoria. Isso acontece quando sabemos o valor que determinada coisa tem.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 3 Exortações da Sabedoria a obedecer ao Senhor


"Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz." (Pv 3)
O erro de muitas pessoas que desejam mudar é desanimar e perder o foco. Nada muda do dia pra noite e na maioria das vezes os resultados demoram a aparecer. Assim é também com quem deseja encontrar a sabedoria. Muitos a buscaram, mas não encontraram simplesmente porque perderam o foco.  Por isso aqui ele nos diz para guardarmos os seus mandamentos em nosso coração, pois assim aumentarão nossos dias e acrescentarão anos de vida e paz.

"Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal" ( Pv 3;5-7)

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 2 A Excelência da Sabedoria


Olá graciosas,
estamos hoje no segundo dia da meditação no livro de Provérbios. Desde ontem não consigo pensar em outra coisa a não ser sobre tudo que descobri no primeiro capítulo. Já havia lido outras vezes, mas ontem ficou marcado em mim e creio que ficou também na vida daquelas que leram. Vamos então para o Capítulo 2:

"Filho meu, se aceitar as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento, e se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento." (Pv. 2; 1-6)

terça-feira, 1 de julho de 2014

Meditação no Livro de Provérbios - Cap. 1 Buscando Sabedoria


Olá graciosas,
O livro de Provérbios nos traz ensinamentos maravilhosos e ao longo da minha vida com Deus me ajudou e tem ajudado muito, por isso, neste mês de Julho estarei diariamente postando a meditação de cada capítulo desse livro. Será um mês de grande aprendizado para aquelas que buscam a sabedoria e desejam agradar à Deus. Tenho certeza que Deus falará com cada uma de nós! Te convido a diariamente vir aqui no blog e meditar em cada capítulo que estará disponível. Sinta-se a vontade para compartilhar aquilo que Deus falou com você também. Vamos iniciar agora o Capítulo 1 de Provérbios:

" O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino." (Pv 1;7)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...